quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Blog / Artigo aborda questionamentos sobre ética a partir da filosofia de Hannah Arendt

Artigo aborda questionamentos sobre ética a partir da filosofia de Hannah Arendt

6246088123_40a1455c7c_bQuem nunca se pegou pensando em questões sobre sua própria moral e ética? As interrogações filosóficas fazem parte da nossa vida, principalmente no que diz respeito ao sentido da existência humana, individual e coletiva.

Pensando nisso, a autora Lílian do Valle, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), elaborou o artigo “É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt”, publicado na Revista Polyphonía, v. 23, n. 2, de julho/dezembro de 2012, periódico associado da ABEC.

O trabalho utiliza parte da obra da filósofa Hannah Arendt para examinar um pouco da história da interrogação (de se é possível ensinar a ética). A expectativa é de que, nos familiarizando com ela, seja possível nos tornar, nós próprios, objetos de nosso questionamento.

A autora afirma que a pergunta correta não é “É possível ensinar a ética?”, mas sim “Que modelo sou eu?” e “Que companhias são as minhas?”. Somente assim é possível manter uma coerência mínima com tudo o que vimos. Comenta também que Hannah Arendt deixou como lição que não devemos nos deixar levar pela corrente e nem se deixar assimilar. Ou seja, não devemos nos conformar, se quisermos refletir sobre nós mesmos.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/yi1rtB ou pelo DOI https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33909.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil