terça-feira , 19 de março de 2019
Home / Blog / Artigo aborda questionamentos sobre ética a partir da filosofia de Hannah Arendt

Artigo aborda questionamentos sobre ética a partir da filosofia de Hannah Arendt

6246088123_40a1455c7c_bQuem nunca se pegou pensando em questões sobre sua própria moral e ética? As interrogações filosóficas fazem parte da nossa vida, principalmente no que diz respeito ao sentido da existência humana, individual e coletiva.

Pensando nisso, a autora Lílian do Valle, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), elaborou o artigo “É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt”, publicado na Revista Polyphonía, v. 23, n. 2, de julho/dezembro de 2012, periódico associado da ABEC.

O trabalho utiliza parte da obra da filósofa Hannah Arendt para examinar um pouco da história da interrogação (de se é possível ensinar a ética). A expectativa é de que, nos familiarizando com ela, seja possível nos tornar, nós próprios, objetos de nosso questionamento.

A autora afirma que a pergunta correta não é “É possível ensinar a ética?”, mas sim “Que modelo sou eu?” e “Que companhias são as minhas?”. Somente assim é possível manter uma coerência mínima com tudo o que vimos. Comenta também que Hannah Arendt deixou como lição que não devemos nos deixar levar pela corrente e nem se deixar assimilar. Ou seja, não devemos nos conformar, se quisermos refletir sobre nós mesmos.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/yi1rtB ou pelo DOI https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33909.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doctors record patient data

Estudo verifica eficácia de triagens de transtornos mentais na população

Atualmente, existem alguns instrumentos de triagem para detectar transtornos mentais específicos. Alguns deles, por exemplo, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil