sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / Estudo analisa o processo de composição da coreografia de peça em meio a diferentes técnicas de bailarinos

Estudo analisa o processo de composição da coreografia de peça em meio a diferentes técnicas de bailarinos

International summer dance schoolÉ inegável que a dança é uma arte. A maneira como se movimentam o corpo e membros, independente do ritmo ou técnica, pode ser contagiante – e, muitas vezes, hipnotizante. E espetáculos baseados em livros costumam ser uma atração diferenciada, com coreografias e atuações mais elaboradas. Assim, criar estas sequências acrobáticas se torna um trabalho singular.

Neste contexto, as autoras Andréa Soares e Mônica Fagundes Dantas, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), elaboraram o artigo “Do discurso democrático aos procedimentos de composição: a presença das danças mundializadas na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre e sua implicação no processo de composição de Água Viva (2015) de Eva Schul”, publicado na Revista da FUNDARTE, v. 35, n. 35, de 2018, periódico associado da ABEC.

O estudo analisa os desafios enfrentados pela coreógrafa Eva Schul e pelos bailarinos da Companhia Mundial de Dança de Porto Alegre (CMDPA) durante o processo de composição do espetáculo Água Viva. A companhia se declarou democrática na hora da elaboração da coreografia, por conta do variado leque de formação técnica de seus dançarinos. E o artigo buscou compreender de que forma isso se deu na prática.

As autoras concluem que Eva Schul conseguiu conduzir a obra de maneira firme, extraindo o melhor de cada bailarino. E mesmo que alguns tenham tido algumas dificuldades de hibridação (aliar diferentes técnicas de dança; algumas vezes, distintas das que pratica), todos foram muito bem no palco. E por mais que uns dançarinos apareciam com seu fluxo próprio, tudo se sucedeu de acordo com o que planejou a coreógrafa.

O artigo pode ser visto, na íntegra, em https://goo.gl/oWvJLt ou pelo DOI

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil