segunda-feira , 25 de março de 2019
Home / Blog / Estudo verifica a situação vacinal de acadêmicos da área de saúde de universidade do PR

Estudo verifica a situação vacinal de acadêmicos da área de saúde de universidade do PR

Female doctor giving an injection to a patientA vacinação tem um papel muito importante na manutenção de bons índices de prevenção de doenças imunopreveníveis. Para isso, diversas campanhas sobre o tema são veiculadas entre a população. E entre os profissionais e acadêmicos da área de saúde, expostos a riscos maiores no dia a dia, se torna ainda mais necessária essa atenção.

Com isto em mente, as autoras Samara Verginia Sorgatto, Patrícia Korb e Jacqueline Vergutz Menetrier elaboraram o artigo “Situação vacinal de acadêmicos da área da saúde de uma universidade”, publicado no Journal of Nursing and Health, v. 8, n. 2, de 2018, periódico associado da ABEC.

O estudo buscou verificar a situação vacinal de 275 acadêmicos da área da saúde da Universidade Paranaense – Unipar (da cidade de Francisco Beltrão), conhecer quais vacinas apresentavam maior frequência de atraso e buscar uma diferença dentro deste cenário entre os ingressantes dos cursos e os concluintes. Investigaram também o perfil sociodemográfico dos estudantes.

A conclusão é de que, entre as vacinas recomendadas para adultos pelo Ministério da Saúde, 141 acadêmicos estavam com a situação vacinal em dia. Destes, os alunos do último ano tiveram maior frequência de imunização. Apontam também que cada curso deve utilizar meios para incentivar e cobrar a atualização da caderneta, devido a grande importância da prevenção na vida acadêmica e profissional da área de saúde.

O artigo, na íntegra, pode ser visto em https://goo.gl/bqGAMx ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.15210/jonah.v8i2.12705.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abec.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Estudo analisa processo de desnaturalização de rio localizado em Niterói, no Rio de Janeiro

Os rios tiveram papel importante no desenvolvimento de grandes centros urbanos. Seja na utilização para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil