sábado , 20 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo analisa uso de energia elétrica como fonte de combustível para tratores agrícolas

Estudo analisa uso de energia elétrica como fonte de combustível para tratores agrícolas

O petróleo e seus derivados ainda são os principais produtos utilizados na produção de combustíveis. No entanto, problemas econômicos e ambientais causados pelo intenso uso deste tipo de material estimulam a busca por novas fontes alternativas de energia. E seja na área urbana ou no meio agrícola, o uso da energia elétrica tem sido um dos caminhos encontrados para driblar este problema.

Com isso, os autores Vanderson Rabelo de Paula, do Instituto Federal Sul de Minas, Carlos Eduardo da Silva Volpato e Jackson Antônio Barbosa, ambos da Universidade Federal de Lavras, produziram o artigo “Evaluation of the operational viability of the use of eletricity as a source of power in agricultural tractors” (“Evolução na viabilidade operacional do uso da eletricidade como fonte de energia em tratores agrícolas”, na tradução literal). Ele foi publicado na revista Theoretical and Applied Engineering, v. 1, n. 1, de 2017, periódico associado da ABEC.

figO estudo analisa o desempenho de um trator com motor de combustão interna, normalmente utilizado neste tipo de veículo, e de um motor elétrico. O segundo foi considerado usando uma montagem teórica de um trator elétrico. Foi medido, então, sua autonomia e eficiência energética em diferentes demandas de potência.

Os autores observaram que o motor elétrico apresentou melhores resultados para torque, potência, eficiência energética e custo energético operacional do que o motor tradicional. Para média e baixa potência, trabalhando em rotações mais baixas, o projeto do trator elétrico apresentou autonomia superior a oito horas por dia. A conclusão é de que há um grande potencial para o uso da eletricidade em tratores agrícolas no futuro.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/F2dqN8.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil