terça-feira , 23 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo avalia a precisão da irrigação de pomares de amêndoa com monitoramento em tempo real

Estudo avalia a precisão da irrigação de pomares de amêndoa com monitoramento em tempo real

Modern device of irrigation gardenTodos sabem que a irrigação é processo importante dentro das culturas agrícolas. No entanto, é preciso manter um controle da quantidade de água utilizada para tal fim. E para isso, os agricultores utilizam instrumentos e ferramentas no intuito de aprimorar o rendimento dos plantios, reduzir custos e aumentar a produção.

Logo, os autores Erin Kizer, Channing Ko-Madden, Kelley Drechsler, Julie Meyers, Chunxia Jiang, Ronilson de S. Santos and Shrini K. Upadhyaya elaboraram o artigo “Precision irrigation in Almonds based on plant water status” (“Precisão da irrigação em amêndoas baseado no status da água da planta”, na tradução literal), publicado no Amazonian journal of Plant Research, v. 2, n. 1, de 2018, periódico associado da ABEC.

O estudo buscou avaliar a irrigação em pomares de amêndoas, baseado no status da água da planta em tempo real. Para isso, foi utilizado um monitoramento contínuo, por meio de uma rede sem fio e sensores de umidade do solo, que comparava os resultados obtidos pelo cultivador.

O resultado é que o sistema de irrigação usado com o manejo em tempo real reduziu em torno de 70% a água aplicada em relação ao ET (evapotranspiração, ou a perda de umidade causada pela evaporação do solo e pela transpiração da umidade das folhas das plantas). Além disso, reduziu 85% da água aplicada comparado à pratica do cultivador que usava apenas sensores de umidade do solo.

O artigo pode ser lido, na íntegra, no link https://goo.gl/wj8QVF ou pelo DOI https://doi.org/10.26545/ajpr.2018.b00015x.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil