terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Blog / Estudo aborda a crueldade da realidade da condição humana e como lidar com ela

Estudo aborda a crueldade da realidade da condição humana e como lidar com ela

Hand drawing illustration of creative ideas conceptA vida nem sempre é fácil. Lidar com a realidade, muitas vezes cruel da condição humana, pode trazer diversos questionamentos e fazer com que o ser humano construa estratégias diferentes para viver. A incerteza do destino e a inevitabilidade da morte abrem margem para o debate e o diálogo sobre o estado do homem.

Neste contexto, o autor Edgar Morin, um dos pensadores mais importantes do século XX, elaborou o artigo “A Suportável Realidade”, publicado na Revista Cronos, v. 2, n. 2, de 2001: Dossiê Complexidade (Caminhos), periódico associado da ABEC.

O estudo trata da crueldade e da realidade da condição humana. Fala do sofrimento, alegria, tristeza, prazer, felicidade, infelicidade e como estes revelam a excitabilidade, a emotividade e a irritabilidade que torna o ser humano vulnerável a todos os golpes do destino. E para suportar a realidade, o homem constrói formas de realidade, com a presença da estética, da cooperação e do controle.

O autor afirma que é impossível escapar da dialógica homo sapiens (indivíduo com conhecimento) e homo démens (sujeito criativo, da arte, poesia e literatura). Dessa maneira, é preciso debater racionalidade e afetividade, poesia e prosa, enquanto destino do ser humano.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/ypuxLv.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu, debate sobre IA e sustentabilidade da publicação científica

O segundo dia do ABEC Meeting 2023, nesta quarta-feira (22/11), em Foz do Iguaçu-PR, contou ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil