quinta-feira , 20 de junho de 2019
Home / Blog / Estudo aborda a crueldade da realidade da condição humana e como lidar com ela

Estudo aborda a crueldade da realidade da condição humana e como lidar com ela

Hand drawing illustration of creative ideas conceptA vida nem sempre é fácil. Lidar com a realidade, muitas vezes cruel da condição humana, pode trazer diversos questionamentos e fazer com que o ser humano construa estratégias diferentes para viver. A incerteza do destino e a inevitabilidade da morte abrem margem para o debate e o diálogo sobre o estado do homem.

Neste contexto, o autor Edgar Morin, um dos pensadores mais importantes do século XX, elaborou o artigo “A Suportável Realidade”, publicado na Revista Cronos, v. 2, n. 2, de 2001: Dossiê Complexidade (Caminhos), periódico associado da ABEC.

O estudo trata da crueldade e da realidade da condição humana. Fala do sofrimento, alegria, tristeza, prazer, felicidade, infelicidade e como estes revelam a excitabilidade, a emotividade e a irritabilidade que torna o ser humano vulnerável a todos os golpes do destino. E para suportar a realidade, o homem constrói formas de realidade, com a presença da estética, da cooperação e do controle.

O autor afirma que é impossível escapar da dialógica homo sapiens (indivíduo com conhecimento) e homo démens (sujeito criativo, da arte, poesia e literatura). Dessa maneira, é preciso debater racionalidade e afetividade, poesia e prosa, enquanto destino do ser humano.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/ypuxLv.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Muffin on wooden table

As propriedades nutricionais de muffins feitos com farinha de feijão

Quem não gosta de um bom muffin? Essas pequenas porções individuais de bolo são uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil