sexta-feira , 22 de fevereiro de 2019
Home / Blog / Estudo aborda a crueldade da realidade da condição humana e como lidar com ela

Estudo aborda a crueldade da realidade da condição humana e como lidar com ela

Hand drawing illustration of creative ideas conceptA vida nem sempre é fácil. Lidar com a realidade, muitas vezes cruel da condição humana, pode trazer diversos questionamentos e fazer com que o ser humano construa estratégias diferentes para viver. A incerteza do destino e a inevitabilidade da morte abrem margem para o debate e o diálogo sobre o estado do homem.

Neste contexto, o autor Edgar Morin, um dos pensadores mais importantes do século XX, elaborou o artigo “A Suportável Realidade”, publicado na Revista Cronos, v. 2, n. 2, de 2001: Dossiê Complexidade (Caminhos), periódico associado da ABEC.

O estudo trata da crueldade e da realidade da condição humana. Fala do sofrimento, alegria, tristeza, prazer, felicidade, infelicidade e como estes revelam a excitabilidade, a emotividade e a irritabilidade que torna o ser humano vulnerável a todos os golpes do destino. E para suportar a realidade, o homem constrói formas de realidade, com a presença da estética, da cooperação e do controle.

O autor afirma que é impossível escapar da dialógica homo sapiens (indivíduo com conhecimento) e homo démens (sujeito criativo, da arte, poesia e literatura). Dessa maneira, é preciso debater racionalidade e afetividade, poesia e prosa, enquanto destino do ser humano.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/ypuxLv.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

410363-PD37DV-286

Artigo verifica potencialidades do diário de pesquisa na análise qualitativa em saúde

O diário de pesquisa é um registro das conversas informais, feitas em formato de entrevista. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil