terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Blog / Estudo verifica prevalência de outros transtornos em crianças autistas

Estudo verifica prevalência de outros transtornos em crianças autistas

Depressed Little girl near window at home, closeupA desordem do espectro autista atinge entre 0,6 e 1% da população mundial. Entre os sintomas podemos citar as deficiências constantes na comunicação e relações sociais em diferentes contextos, associado com alguns padrões restritos de comportamento. E crianças com esta condição podem ainda apresentar outros transtornos como o déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), o desafiador opositivo (TDO) e o de conduta (TC).

Com isto em mente, as autoras Milena Pereira Pondé, Mirella Lins Matos e Cinthia Cristina Pinto Bispo de Oliveira elaboraram o estudo “Prevalence of attention-deficit/hyperactivity disorder, oppositional defiant disorder and conduct disorder in children with autism spectrum disorder” (“Prevalência do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, transtorno desafiador opositivo e transtorno de conduta em crianças com desordem do espectro autista”, na tradução literal), publicado no Brazilian Journal of Medicine and Human Health, v. 5, n. 2, de junho de 2017, periódico associado da ABEC.

O estudo analisou 71 crianças e adolescentes portadores do transtorno do espectro autista, matriculados em uma escola especializada e previamente diagnosticados por um psiquiatra. Para isso, realizaram um questionário sociodemográfico, da versão brasileira da entrevista semiestruturada Kiddie-SADS-PL (com perguntas pré-estabelecidas, direcionadas para a investigação de transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes).

Resultados mostram que 62% dos participantes da pesquisa tinham alguma comorbidade (existência de duas ou mais doenças simultâneas) psiquiátrica. Destes, 49,3% tinham alguma forma do TDAH; 11,3%, TDO; e 1,4%, TC. As autoras concluem que é muito importante realizar o diagnóstico de comorbidades que possam afetar o estado clínico e o nível funcional de crianças e adolescentes com desordem do espectro autista.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/MX3Je4 ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.17267/2317-3386bjmhh.v5i2.1199.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu, debate sobre IA e sustentabilidade da publicação científica

O segundo dia do ABEC Meeting 2023, nesta quarta-feira (22/11), em Foz do Iguaçu-PR, contou ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil