quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo verifica eficácia de treinamento muscular na prevenção de lesões em idosos

Estudo verifica eficácia de treinamento muscular na prevenção de lesões em idosos

Therapist helping senior woman fit dumbbells in fitness studioÉ natural que a idade traga alguns problemas de saúde. E com o aumento de idosos e muitos casos de quedas, dá-se a necessidade de buscar uma solução para evitar os gastos com tratamentos medicinais. E, claro, uma das principais maneiras é a prática de atividades físicas regulares.

Neste contexto, as autoras Carla Medeiros, Cybelle Coelho e Maena Guerra, todas da Faculdade Conhecimento e Ciência, de Belém, produziram o artigo “Treinamento muscular na prevenção de lesões músculo-esqueléticas em idosos”, publicado na Revista Pesquisa em Saúde, n. 1, v. 1, de janeiro-março de 2018, periódico associado da ABEC.

O trabalho levantou 47 estudos bibliográficos sobre o tema, para analisar se o treinamento muscular influencia na qualidade de vida e na prevenção de lesões musculoesqueléticas em idosos.

Os resultados mostram que o treinamento muscular, associado às técnicas de resistência e força melhoram a qualidade de vida. Além disso, auxiliam na reabilitação e na prevenção de outras lesões. As autoras concluem, ainda, que o crescimento da população idosa mundial e suas necessidades torna fundamental a elaboração de mais estudos sobre o tema.

O artigo pode ser lido, na íntegra, no link https://goo.gl/J4cRom ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.32336/2595-4970/v1n1a7.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil