quinta-feira , 20 de junho de 2019
Home / Blog / A indústria 4.0 no Brasil: os exemplos de Alemanha e EUA para o avanço

A indústria 4.0 no Brasil: os exemplos de Alemanha e EUA para o avanço

56Atualmente, muito se fala no conceito de indústria 4.0. Este é um termo utilizado para ilustrar sobre a automação de processos industriais, com o uso das últimas inovações tecnológicas. E apesar de cada vez mais presente no vocabulário de empreendedores, ainda se fala pouco sobre esta mudança, sua relevância e impactos para a manufatura.

Neste contexto, os autores Gabriel Daudt e Luiz Daniel Willcox, ambos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), produziram o estudo “Critical thoughts on advanced manufacturing: the experiences of Germany and USA” (“Pensamentos críticos na manufatura avançada: a experiência de Alemanha e Estados Unidos”, na tradução literal), publicado na REGE (Revista de Gestão), da Universidade de São Paulo, v. 25, n. 2, periódico associado da ABEC.

O estudo verificou artigos acadêmicos e White Papers (documentos oficiais com um guia sobre algum problema e como enfrentá-lo) dos governos da Alemanha e dos Estados Unidos. Dessa forma, puderam analisar as principais políticas públicas criadas para fortalecer a atividade manufatureira por meio de tecnologias que as facilitem.

A conclusão é de que o poder público de Alemanha e Estados Unidos exercem um papel preponderante no avanço da indústria 4.0. Ambos os países coordenam e mobilizam agentes e recursos para este fim.

Por fim, os autores fazem algumas recomendações preliminares para o Brasil ao se utilizar de exemplos internacionais. Apontam, ainda, qualidades e deficiências das indústrias locais e citam empresas e políticas importantes do ramo.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em https://bit.ly/2OYJdMX ou pelo DOI https://doi.org/10.1108/REGE-12-2017-0016.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Muffin on wooden table

As propriedades nutricionais de muffins feitos com farinha de feijão

Quem não gosta de um bom muffin? Essas pequenas porções individuais de bolo são uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil