quinta-feira , 20 de junho de 2019
Home / Blog / As propriedades nutricionais de muffins feitos com farinha de feijão

As propriedades nutricionais de muffins feitos com farinha de feijão

Muffin on wooden tableQuem não gosta de um bom muffin? Essas pequenas porções individuais de bolo são uma boa pedida para a sobremesa. Mas se você está de dieta, melhor pensar duas vezes. Afinal, normalmente eles são elaborados com ingredientes com alto valor calórico – como todos os bolos. E se você, então, substituir algum dos elementos por outro de diferente valor nutricional?

Assim, os autores Lúcia Fabiane Trindade de Barros, Thomas Duzac Escobar, Paula Ferreira de Araújo Ribeiro e Tiago André Kaminski, todos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), elaboraram o artigo “Muffins adicionados de farinha de feijão de diferentes classes”, publicado no Brazilian Journal of Food Technology, v. 21, de 2018, periódico associado da ABEC.

Para o trabalho, fizeram muffins com substituição parcial da farinha de trigo por farinhas de diferentes classes de feijão (preto, vermelho, carioca e branco). Depois, avaliaram suas propriedades físicas, composição química e atributos sensoriais.

A substituição da farinha de trigo apresentou rendimentos maiores dos muffins e perdas menores no peso durante o assamento, bem como maiores custos das massas cruas, proporcionais ao valor comercial das classes do feijão. Os resultados também mostram custos das unidades do bolinho bem semelhantes, com propriedades físicas adequadas, maior qualidade nutricional e altos índices de aceitabilidade.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em http://bit.ly/2YADZe3 ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.08117.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Senior man talking to a female doctor on a home visit.

A importância do autocuidado e de ações de promoção de saúde

Cada vez mais, as pessoas buscam por atividades físicas e outras práticas, como alimentação saudável ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil