sexta-feira , 3 de julho de 2020
Home / Blog / A importância da prática de exercícios físicos para autistas

A importância da prática de exercícios físicos para autistas

16O autismo é um transtorno caracterizado pela perda de contato com a realidade. Ele gera dificuldade ou impossibilidade de comunicação. Portanto, os autistas precisam de cuidados multidisciplinares e tratamento que envolva técnicas de mudança de comportamento, programas educacionais ou de trabalho, além de terapias de linguagem/comunicação. E as atividades físicas, por exemplo, também podem ajudar.

Assim, as autoras Renata Pereira de Aguiar, Fabiane Silva Pereira e Claudiana Donato Bauman produziram o artigo “Importância da prática de atividade física para as pessoas com autismo”, publicado no Journal of Health and Biological Sciences (Revista de Saúde e Ciências Biológicas), v. 5, n. 2, de 2017, periódico associado da ABEC.

No trabalho, foi realizada uma revisão literária de trabalhos que apontassem a importância da prática de atividades físicas para o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Analisaram como o exercício poderia auxiliar no desenvolvimento dos acometidos pelo autismo.

Os estudos mostraram que a prática de exercícios como caminhada, equinoterapia e atividades aquáticas auxilia no desenvolvimento da capacidade comunicativa, redução do comportamento antissocial, bem como na diminuição de comportamentos que demonstram inadaptação, estereotipias e agressividade em autistas. As autoras concluem ainda que não existem muitos trabalhos com essa temática.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em http://bit.ly/31ZkEFV ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i2.1147.p178-183.2017.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

The pipes of the plant rise above the forest. Industrial landscape. Harmful environmental production. Environmental pollution. Smoke from the chimneys. Soot station.

Impactos ambientais da produção de botijões de gás

As ações humanas possuem um importante desdobramento no meio ambiente. Grandes indústrias, produtoras de energias ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil