terça-feira , 16 de julho de 2019
Home / Blog / A importância da prática de exercícios físicos para autistas

A importância da prática de exercícios físicos para autistas

16O autismo é um transtorno caracterizado pela perda de contato com a realidade. Ele gera dificuldade ou impossibilidade de comunicação. Portanto, os autistas precisam de cuidados multidisciplinares e tratamento que envolva técnicas de mudança de comportamento, programas educacionais ou de trabalho, além de terapias de linguagem/comunicação. E as atividades físicas, por exemplo, também podem ajudar.

Assim, as autoras Renata Pereira de Aguiar, Fabiane Silva Pereira e Claudiana Donato Bauman produziram o artigo “Importância da prática de atividade física para as pessoas com autismo”, publicado no Journal of Health and Biological Sciences (Revista de Saúde e Ciências Biológicas), v. 5, n. 2, de 2017, periódico associado da ABEC.

No trabalho, foi realizada uma revisão literária de trabalhos que apontassem a importância da prática de atividades físicas para o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Analisaram como o exercício poderia auxiliar no desenvolvimento dos acometidos pelo autismo.

Os estudos mostraram que a prática de exercícios como caminhada, equinoterapia e atividades aquáticas auxilia no desenvolvimento da capacidade comunicativa, redução do comportamento antissocial, bem como na diminuição de comportamentos que demonstram inadaptação, estereotipias e agressividade em autistas. As autoras concluem ainda que não existem muitos trabalhos com essa temática.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em http://bit.ly/31ZkEFV ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i2.1147.p178-183.2017.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

573786-PLOMFB-108

Contaminação de mesas e bancadas de diferentes setores de um hospital

Contaminações hospitalares, infelizmente, costumam ser comuns. A principal via de transmissão de microrganismos é pelas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil