domingo , 17 de novembro de 2019
Home / Blog / A evolução do tratamento oncológico no Brasil

A evolução do tratamento oncológico no Brasil

A man came to the doctor and said that he has a pain.As mudanças na sociedade brasileira são constantes e cada vez mais rápidas. E o sistema de saúde também entra na jogada. Com grandes e difíceis demandas de algumas doenças mais cautelosas, como o câncer, por exemplo, dá-se a necessidade da participação de diferentes setores públicos da área. E neste esforço entram todas as esferas, desde a federal, com o Ministério da Saúde, como as municipais, nas atenções básicas.

Neste contexto, a autora Maria Inez Pordeus Gadelha, médica oncologista clínica e Chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, produziu o artigo “A Assistência Oncológica e os 30 anos do Sistema Único de Saúde”, publicado na Revista de Cancerologia, n. 64, v. 2, de 2018, periódico associado da ABEC.

O trabalho contextualiza a evolução do tratamento oncológico no Brasil, com ações e serviços para a prevenção e controle da doença, atualização de portarias, cursos de capacitação de auditores e supervisores das secretarias de saúde, elaboração e atualização do manual de bases técnicas em oncologia SAI-SUS (Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde), entre outras iniciativas.

A autora ressalta a superação de antigos e o surgimento de novos desafios e a importância do registro e da divulgação de ideias, conflitos e soluções do passado para fazer a transição para o futuro. Dessa maneira, as novas gerações podem avaliar e levar a oncologia a um patamar mais integrado com o sistema de saúde e mais próximo de onde a população atendida esteja inserida.

O artigo completo pode ser visto em http://bit.ly/31SeIgO ou pelo DOI https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n2.83.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Education concept. Student studying and brainstorming campus con

A autonomia de estudantes e as práticas epistêmicas no ensino por investigação

O chamado ensino por investigação é um processo no qual estudantes elaboram uma análise sobre ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil