sábado , 21 de setembro de 2019
Home / Todas as Notícias / Acontece / Gustavo Cunha de Araújo, da Universidade Federal do Tocantins, vence o Prêmio Editor do Futuro 2019

Gustavo Cunha de Araújo, da Universidade Federal do Tocantins, vence o Prêmio Editor do Futuro 2019

foto gustavo araujoO Prêmio Editor do Futuro 2019 – Jürgen Döbereiner, coordenado pela Associação Brasileira de Editores Científicos, já tem um vencedor. Gustavo Cunha de Araújo, da Universidade Federal do Tocantins, editor-chefe da Revista Brasileira Educação do Campo – RBEC, foi o escolhido pela comissão julgadora.

O vencedor vai receber a premiação durante a abertura do ABEC Meeting 2019. O evento será realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, no Teatro Celina de Queiroz, na Unifor – Universidade de Fortaleza, no Ceará.

A partir deste ano, o Prêmio Editor do Futuro 2019 vai se chamar Jürgen Döbereiner, em homenagem ao ex-presidente da ABEC, que no fim do ano passado nos deixou. Ele esteve à frente da instituição entre 2000 e 2003. Também participou da fundação da Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira e foi presidente do Colégio Brasileiro de Patologia Animal e editor-chefe da Revista Pesquisa Veterinária Brasileira.

A RBEC é um periódico de publicação contínua, de acesso aberto, blind review, que publica artigos originais e revisões teóricas, ensaios, dossiês, entrevistas e resenhas a respeito da Educação do Campo no Brasil e em outros países. Publica nos idiomas português, inglês e espanhol e conta com pesquisadores brasileiros e estrangeiros na equipe editorial.

Segundo Araújo, a surpresa ao saber da vitória foi grande. “Não imaginava que ganharia este prêmio tão importante e concorrido na comunidade editorial brasileira. Ainda mais coordenando um periódico que tem apenas 3 anos de existência”, conta.

Para ele, o estudo, a pesquisa e muita motivação em trabalhar na revista foram diferenciais que o ajudaram a levar o prêmio. Agora, fica o reconhecimento do trabalho e a maior visibilidade da RBEC no cenário acadêmico. “O periódico aborda uma temática ainda pouco estudada no Brasil, a Educação do Campo. E embora seja nova em comparação com muitos periódicos da área e por não receber financiamento nenhum desde sua criação, mostramos que, com dedicação e trabalho, é possível desenvolver uma revista com qualidade”, diz.

O editor também disse estar ansioso para participar o ABEC Meeting 2019. O encontro será realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, no Teatro Celina Queiroz da Unifor Universidade de Fortaleza, no Ceará. “É uma oportunidade única de ampliar o conhecimento a respeito do que vem sendo discutido na área na atualidade, no que concerne a editoração científica nacional e internacional. Além disso, podemos estabelecer contatos com colegas editores e trocar experiências”, afirma.

Por fim, Araújo incentiva outros profissionais da área a investir no conhecimento dos processos editoriais de um periódico científico. “Que outros colegas novos também se sintam motivados em coordenar revistas e conhecer o processo editorial de um periódico científico. Além de ser uma experiência enriquecedora e desafiadora, é uma forma de ajudar na produção e socialização de conhecimento científico”, finaliza.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

banner-meeting-498

Última semana para inscrição com desconto para o ABEC Meeting 2019

Última semana para realizar a inscrição com desconto para o ABEC Meeting 2019. Os interessados têm ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil