quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Na véspera da abertura do ABEC Meeting 2019, minicursos discutem as principais tendências da editoração científica

Na véspera da abertura do ABEC Meeting 2019, minicursos discutem as principais tendências da editoração científica

DSC_0271O segundo dia de atividades que compõem o pré-evento ABEC Meeting 2019 serviu para que muitos editores atualizassem seus conhecimentos. Ao longo de toda esta terça-feira, 17, editores científicos de diferentes regiões do Brasil e até do exterior participaram de minicursos que debateram temas de grande relevância no atual mercado de publicação científica.

Entre os principais assuntos abordados estão: Ética na Publicação Científica, ministrado pelo professor da Unesp Sigmar de Mello Rode, ex-presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e Eli Lopes da Silva – UFSC; Plataforma Dimensions para gestão de periódicos, com Andrea Gonçalves do Nascimento – IBICT/UFRJ; O caminho da indexação para periódicos em consolidação, com Luisa Veras de Sandes-Guimarães – USP/FEA, Migrando com segurança para a versão OJS 3; Ferramentas Crossref para apoio ao editor, entre outros.

Assista ao vídeo e confira algumas impressões dos participantes e também depoimentos de alguns dos professores dos minicursos.

Confira a programação completa desta terça-feira: http://meeting19.abecbrasil.org.br/index.php/programacao/

Expectativa – Abertura oficial do evento acontece nesta quarta-feira, 17, a partir das 8h30, para quando está programada uma apresentação cultural da Camerata Unifor.

Farão parte da mesa de abertura: Rui Seabra Ferreira Júnior, presidente da ABEC;

Lília Maia de Morais Sales, vice-reitora de Pós-Graduação da Unifor;Jackson Sampaio,reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Jorge Herbert Soares de Lira – pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Logo em seguida, haverá a entrega do prêmio da 10ª Edição do Prêmio Editor do Futuro e a oportunidade de cumprir requisitos do Programa de Certificação em Publicação Científica (ProCPC).DSC_0317

Durante o ABEC Meeting 2019, também haverá a Sessão de Pôsteres, com apresentação oral dos trabalhos aprovados na sessão Meu pôster em 1 minuto, a 10ª Edição do Prêmio Editor do Futuro e a oportunidade de cumprir requisitos do Programa de Certificação em Publicação Científica (ProCPC).

Assim como no último ano, os participantes estarão classificados por cores nos cordões dos crachás de acordo com suas áreas de atuação. O intuito é facilitar o encontro para troca de ideias com pesquisadores do seu campo.

A programação completa, com todos os detalhes, pode ser acessada no link http://meeting19.abecbrasil.org.br/.

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil