sexta-feira , 6 de dezembro de 2019
Home / Blog / O desenvolvimento de competências no processo de acreditação hospitalar

O desenvolvimento de competências no processo de acreditação hospitalar

Doctor with a stethoscope in the hands and hospital backgroundO processo de acreditação hospitalar diz respeito à adequação a leis, regras e normas técnicas. Uma instituição de saúde acreditada atesta a eficiência de seus serviços e, principalmente, de sua gerência. E durante este procedimento, todos podem desenvolver novas habilidades profissionais que vão auxiliá-las em suas respectivas funções.

Neste contexto, os autores Mariana Monteiro Meira, André Gustavo Carvalho Machado e Glauco Ricardo Simões Gomes produziram o artigo “Dynamic Capabilities for Accreditation: Evidence in the Healthcare Sector” (“capacidades dinâmicas na acreditação: evidência no setor de saúde”, na tradução livre), publicado na BAR – Brazilian Administration Review, v. 16, n. 1, de 2019, periódico associado da ABEC.

O artigo analisa o desenvolvimento de capacidades dinâmicas no processo de acreditação hospitalar. Para isso, coletaram dados por meio de uma entrevista, além de realizarem observações e análises de documentos.

Os autores identificaram as principais fontes de criação de capacidade: aprendizado e as relações deliberadas. Verificaram ainda que estas foram renovadas e recombinadas ao longo do procedimento.

Os resultados também ajudam na construção de um caminho formativo de capacidades dinâmicas, para compreender a dualidade das capacidades operacionais e dinâmicas e os mecanismos pelas quais as competências são desenvolvidas.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/31CxfxM ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/1807-7692bar2019180115.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

284712

Fatores de influência na escolha da especialização médica

Não é fácil escolher a profissão da sua vida logo após o término do Ensino ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil