sexta-feira , 3 de julho de 2020
Home / Blog / A falta de lideranças políticas e sua relação com a crise do Brasil

A falta de lideranças políticas e sua relação com a crise do Brasil

Crédito: Jonas Pereira/Agência Senado
Crédito: Jonas Pereira/Agência Senado

Ao longo da História, as lideranças políticas brasileiras assumiram diferentes papéis. Entre as características marcantes deste tipo de pessoa estão a percepção do momento histórico vivido, consciência das circunstâncias, perspicácia e habilidades de relacionamento. Somente dessa maneira conseguem persuadir um grupo para efetivar transformações políticas, econômicas e/ou sociais.

Assim, o autor Carlos Melo, do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, elaborou o artigo “Liderança Política no Brasil: processo e diagnóstico de uma crise (Ausência de liderança política, a verdadeira crise brasileira)”, publicado na Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, v. 11, n. 30, de setembro/dezembro de 2017, periódico associado da ABEC. 

Segundo o autor, políticos com as aptidões mencionadas acima estão em falta no Brasil. Os presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) são citados como os últimos casos mais emblemáticos. O artigo apresenta e discute o quadro e propõe uma reflexão acerca da falta de figuras de liderança política no país.

A conclusão é de que este problema é o principal motivo para a crise econômica, social e democrática vivida no Brasil nos dias de hoje. Reafirma a necessidade de discutir e compreender o processo para encontrar uma saída. Cita ainda Dilma Rousseff, seus aliados e antagonistas como, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas da questão.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/LidPol_ABEC ou pelo DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v11i30.2263.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.ogr.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

The pipes of the plant rise above the forest. Industrial landscape. Harmful environmental production. Environmental pollution. Smoke from the chimneys. Soot station.

Impactos ambientais da produção de botijões de gás

As ações humanas possuem um importante desdobramento no meio ambiente. Grandes indústrias, produtoras de energias ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil