quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Blog / A visão da diferença dentro do contexto da educação

A visão da diferença dentro do contexto da educação

Sharing Ideas with GroupmatePessoas são diferentes. Em todos os aspectos que a concepção da palavra “diferença” pode apresentar. E na educação e em seus ambientes relacionados não é diferente. Em tempos nos quais o conservadorismo volta à tona, críticas e cortes de gastos na área, bem como às minorias sociais, se mostram recorrentes e impactantes. 

Neste contexto, as autoras Iris Verena Oliveira e Maria Jucilene Lima Ferreira elaboraram o artigo “Educação e diferença em tempos de incertezas”, publicado na Revista Multidisciplinar Plurais, v. 4, n. 1 – janeiro/abril de 2019 -, periódico associado da ABEC.

O trabalho busca ampliar e socializar o debate acerca das relações entre Educação e Diferença, e identificar as aproximações e divergências de interpretação das relações entre os conceitos. Propõe, ainda, evidenciar o tratamento da diferença na educação, com distintas correntes de pensamento, proposições e teorias, sem unificar a linguagem, nem criar um contexto pouco abrangente.

O texto também visa ampliar a discussão no círculo acadêmico para compartilhar as referências com mais pessoas. Por fim, sugere fazer da escuta um exercício de negociação com a diferença, relembrando as dificuldades da prática, para fugir das bolhas de isolamento das redes acadêmicas e virtuais.

O artigo completo pode ser visto em http://bit.ly/35q5cV1.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil