sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / Pessoas com estomia e o mercado de trabalho

Pessoas com estomia e o mercado de trabalho

Group of people working out business plan in an officeVocê sabe o que é estomia? Trata-se de um procedimento cirúrgico no qual abre-se um orifício e se exterioriza uma parte do corpo, como por exemplo a traqueia e o intestino.

A estomia intestinal é o orifício cirurgicamente confeccionado em uma porção determinada do intestino através do qual há a eliminação das fezes. A cirurgia e a necessidade de utilização de um equipamento coletor interferem na vida pessoal e profissional, principalmente pelo fato da própria pessoa se sentir diferente dos padrões da sociedade.

Por isso, os autores Gilcemara Barbosa, Heloisa Campos Paschoalin, Rosângela Maria Greco e Sonia Maria Dias produziram o artigo “Vivências de pessoas com estomia no mundo do trabalho”, publicado na Revista ESTIMA, v. 16, de janeiro/dezembro de 2018, periódico associado da ABEC.

Para o estudo, foram coletados dados de sete participantes com estomia intestinal definitiva do Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia, de um município da Zona da Mata Mineira, em agosto de 2014, por meio de uma entrevista semiestruturada. Em seguida, na análise, dividiram os resultados e identificaram as principais dificuldades e facilidades.

Segundo a conclusão, o trabalho tem grande representatividade para esses indivíduos, que continuam se sentindo úteis e capazes de superar as dificuldades da nova realidade. Ressaltam também a importância do emprego para a reintegração social da pessoa e o papel da enfermagem em sua adaptação e reabilitação no mundo do trabalho.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/31Xhou2 ou pelo DOI: 10.30886/estima.v16.372_PT.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil