sexta-feira , 15 de novembro de 2019
Home / Blog / As diferentes versões de um mesmo indivíduo

As diferentes versões de um mesmo indivíduo

Emotion control2Um mesmo ser humano pode possuir várias versões. Dependendo dos locais que frequenta, onde trabalha, onde estuda, amigos que tem, do seu humor no dia, entre outros tantos fatores, você mostra uma parte de si. E a cultura também tem importante papel nesse processo. Livros, filmes, peças, música etc., tudo que consumiu entra como parte da formação do indivíduo.

Neste contexto, o autor José Leon Crochick, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), elaborou o artigo “Diversidade: os outros de “mim””, publicado na Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 26, n. 50, periódico associado da ABEC. 

Foram analisadas três novelas do russo Leon Tosltói, “A morte de Ivã Ilitch”, “O senhor e o servo” e “A felicidade conjugal”, escritas no século XIX, e o filme de Michelangelo Antonioni Passageiro, “Profissão: repórter”, produzido no século XX. Para isso, utiliza reflexões feitas por Adorno, Benjamin e Horkheimer, importantes filósofos. 

O autor identifica diferenças na apresentação de outras possibilidades de constituição do ‘eu’ na modernidade. Observa uma vida baseada na bondade, serenidade e solidariedade, nas obras de Tolstói, e a impossibilidade de ser outro, no filme de Antonioni. Ou seja, um contraponto entre a necessidade de alterar para tudo permanecer igual e a percepção concreta da mudança. 

O artigo pode ser lido, na íntegra, em http://bit.ly/2BYSKOu ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p35-47.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Concentration camp Majdanek, Lublin, Poland. Death camp

O Holocausto na literatura brasileira sob a ótica do esquecimento

O Holocausto, também conhecido como Shoá, é um dos episódios mais marcantes da história da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil