sábado , 7 de dezembro de 2019
Home / Blog / Fatores de influência na escolha da especialização médica

Fatores de influência na escolha da especialização médica

284712Não é fácil escolher a profissão da sua vida logo após o término do Ensino Médio. E se a área selecionada englobar ainda mais especificidades, a dificuldade aumenta. Na Medicina, por exemplo, além do concorrido vestibular, há de se optar por uma especialidade. E nessa conta entram diferentes fatores: idiossincrasias, preferências pessoais, aptidão e também questões financeiras.

Neste contexto, as autoras Jessica Belei Martins, Fernanda Pombo Rodriguez, Izabel Cristina Meister Martins Coelho, Elisângela de Mattos e Silva, todas da Faculdades Pequeno Príncipe, elaboraram o artigo “Fatores que Influenciam a Escolha da Especialização Médica pelos Estudantes de Medicina em uma Instituição de Ensino de Curitiba (PR)”, publicado na Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 2, de abril/junho de 2019, periódico associado da ABEC.

O estudo avalia os principais fatores influenciadores de acadêmicos de Medicina na escolha da especialidade, além de identificar as áreas de atuação preferidas pelos universitários dos quatro primeiros anos de uma instituição de ensino superior de Curitiba, no Paraná. Para isso, foram analisados 291 questionários e comparadas as respostas entre elas e outros estudos publicados na literatura.

A conclusão mostra o conhecimento mais amplo ou específico, o contato com o paciente, o local de atuação profissional e o estilo de vida e o retorno financeiro precoce após a residência médica como elementos significativos da escolha. Apontam também a necessidade de estudos adicionais, por conta da grande quantidade de variáveis analisadas e de fatores influenciadores. 

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2Q9Mxr0 ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2rb20180158.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

industrial pigs hatchery to consume its meat

A resistência de bactérias do trato digestivo de suínos

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Em ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil