terça-feira , 21 de janeiro de 2020
Home / Blog / Empoderamento: o crescimento da produção acadêmica do futebol e futsal feminino

Empoderamento: o crescimento da produção acadêmica do futebol e futsal feminino

3128157A questão do empoderamento feminino e da igualdade de gêneros mostra reflexos na sociedade. O interesse e a procura pelo futebol e futsal feminino, por exemplo, crescem ano após ano. E não apenas para assistir ou praticar o esporte, mas também para criar novos estudos na área. A quantidade de artigos científicos, inclusive, seguiu a tendência e também aumentou. 

Por isso, as autoras Júlia Barreira, Maria Camila Rodrigues Gonçalves, Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros e Larissa Rafaela Galatti produziram o artigo “Produção acadêmica em futebol e futsal feminino: estado da arte dos artigos científicos nacionais na área da educação física”, publicado na Movimento – Revista de Educação Física da UFRGS, v. 24, n. 2, de abril/junho de 2018, periódico associado da ABEC.

O estudo observou a produção de artigos científicos no Brasil sobre futebol e futsal feminino. Foram analisados 38 periódicos indexados pela Qualis Capes na área 21, de Educação Física, que publicam trabalhos sobre esportes. Foram encontrados 76 textos, colocados em nove categorias e separados pelo ano de publicação. 

Os resultados apontam o início das publicações no fim da década de 90, com aumento a partir de 2008 – após a criação da Revista Brasileira de Futsal e Futebol, principal veículo sobre o tema. Observaram também uma boa distribuição entre homens e mulheres como autores, com uma predominância masculina na coautoria, e um terço de toda a publicação sobre a modalidade tratando do estudo sobre gênero. 

As autoras ressaltam a importância da discussão sobre empoderamento das mulheres para o desenvolvimento do futebol e futsal feminino e buscam ajudar os pesquisadores a entender a estruturação deste campo nas últimas décadas e como explorá-lo em outros estudos.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2EtB3I0 ou pelo DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.80030.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicação@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

b2b Vector

A literatura brasileira do marketing B2B

O conceito de marketing business-to-business, ou B2B, diz respeito a duas empresas que fazem negócio ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil