quinta-feira , 20 de fevereiro de 2020
Home / Blog / A literatura brasileira do marketing B2B

A literatura brasileira do marketing B2B

b2b VectorO conceito de marketing business-to-business, ou B2B, diz respeito a duas empresas que fazem negócio entre si. Por exemplo, uma agência de comunicação vende seus serviços para algum escritório que precise divulgar sua marca. E o estudo deste tipo de prática é importante, principalmente para aprimorar os seus resultados e melhorá-lo com o tempo.

Neste contexto, os autores Renato Calhau Coda e Gustavo Henrique Carvalho de Castro, ambos da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, da Universidade de Brasília, elaboraram o artigo “Marketing business-to-business: Análise da produção científica brasileira de 2008 a 2018”, publicado na RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 4, de 2019, periódico associado da ABEC.

O estudo é uma revisão da literatura do Brasil sobre o marketing B2B, entre 2008 e 2018. Houve seleção do tópico de revisão, pesquisa, coleta, leitura e análise das publicações de periódicos científicos de nível maior ou igual a B2. Observaram que o business-to -business se associa aos temas de inovação, jornada do cliente e valor do relacionamento, análise de dados, aproveitamento de tecnologia, integração entre Marketing e Finanças e ecossistemas de mercado.

A conclusão aponta para a predominância de pesquisas quantitativas, uso de survey (pesquisas), cortes temporais transversais, utilização de amostras não probabilísticas e coleta de dados por meio de questionários e escalas, bem como a concentração do foco na jornada do cliente e valor do relacionamento. Por fim, falam nas evidências de possibilidades de pesquisa e a relação da produção brasileira com a internacional, para projetar uma perspectiva futura do tema.

O estudo completo pode ser lido em http://bit.ly/2SEycEv ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020190404.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

320265-P94XJF-235

Avaliação do tripé de sustentabilidade em empresas industriais

Num mundo onde a sustentabilidade aparece como forte tendência, quem não entra na onda, fica ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil