quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Blog / A importância do vínculo com o bebê na visão materna

A importância do vínculo com o bebê na visão materna

Holding

Que o bebê precisa da mãe todos sabem. Desde antes do nascimento até muitos anos da vida, a atenção materna é primordial. Ela faz toda a diferença no desenvolvimento da criança – e com certeza gera consequências na vida adulta. Mas qual será a perspectiva de mães e gestantes da real importância do vínculo, benefícios e malefícios para com o pequeno?

Neste contexto, as autoras Kathleen Adriane Forlin, Amanda Castro, Nerilza Volpato Beltrame Alberton e Fernanda de Souza Fernandes, todas do Departamento de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense produziram o artigo “Marcas da maternidade: do ventre para a vida toda”, publicado na Revista Brasileira de Psicodrama, v. 27, n. 2, de 2019, periódico associado da ABEC.

Para compreender a relevância do vínculo mãe-bebê no progresso da criança na perspectiva das progenitoras e gestantes, utilizaram uma técnica do Psicodrama Interno, com um questionário semiestruturado. Nesta, as integrantes criam conversas com a mãe no passado, o filho atual e o filho no futuro. Depois, as dinâmicas são analisadas.

Pelos resultados, pode-se perceber que as participantes compreendem o papel da mãe como o de cuidar, proteger, apoiar, educar e amar, mostrando-se como um verdadeiro exemplo para o filho. E mais, há a crença de que a forma como a gestação se dá influencia na formação do feto, bem como no desenvolvimento de sua personalidade depois do nascimento. 

O artigo completo pode ser visto em http://bit.ly/38jXAo0 ou pelo DOI: https://doi.org/10.15329/2318-0498.20190021.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoração científica em debate no ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu

Integridade em publicação científica e os Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil