sexta-feira , 28 de fevereiro de 2020
Home / Blog / A importância do vínculo com o bebê na visão materna

A importância do vínculo com o bebê na visão materna

Holding

Que o bebê precisa da mãe todos sabem. Desde antes do nascimento até muitos anos da vida, a atenção materna é primordial. Ela faz toda a diferença no desenvolvimento da criança – e com certeza gera consequências na vida adulta. Mas qual será a perspectiva de mães e gestantes da real importância do vínculo, benefícios e malefícios para com o pequeno?

Neste contexto, as autoras Kathleen Adriane Forlin, Amanda Castro, Nerilza Volpato Beltrame Alberton e Fernanda de Souza Fernandes, todas do Departamento de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense produziram o artigo “Marcas da maternidade: do ventre para a vida toda”, publicado na Revista Brasileira de Psicodrama, v. 27, n. 2, de 2019, periódico associado da ABEC.

Para compreender a relevância do vínculo mãe-bebê no progresso da criança na perspectiva das progenitoras e gestantes, utilizaram uma técnica do Psicodrama Interno, com um questionário semiestruturado. Nesta, as integrantes criam conversas com a mãe no passado, o filho atual e o filho no futuro. Depois, as dinâmicas são analisadas.

Pelos resultados, pode-se perceber que as participantes compreendem o papel da mãe como o de cuidar, proteger, apoiar, educar e amar, mostrando-se como um verdadeiro exemplo para o filho. E mais, há a crença de que a forma como a gestação se dá influencia na formação do feto, bem como no desenvolvimento de sua personalidade depois do nascimento. 

O artigo completo pode ser visto em http://bit.ly/38jXAo0 ou pelo DOI: https://doi.org/10.15329/2318-0498.20190021.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

3385673

A resolução visual em problemas da matemática da Educação Básica

A matemática é indispensável a toda a ciência e, portanto, a aprendizagem das suas ideias ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil