segunda-feira , 25 de maio de 2020
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A resolução visual em problemas da matemática da Educação Básica

3385673A matemática é indispensável a toda a ciência e, portanto, a aprendizagem das suas ideias abre a cada um de nós as portas do conhecimento. Por isso, conhecer a matemática é condição necessária ao próprio exercício da cidadania: ignorância matemática é tão grave quanto analfabetismo. Tornar essa aprendizagem cada vez mais compreensível é algo extremamente importante para diminuirmos o “pavor” que impera na maioria dos estudantes, principalmente na educação básica.

À vista disso, os autores Hilário Alencar, Larissa Cândido e Milena Farias escreveram o artigo “Resoluções Visuais de Alguns Problemas de Matemática da Educação Básica”, publicado na revista Professor de Matemática Online, v. 7, n. 1, de 2019, periódico associado da ABEC.

Esse estudo foi inspirado em doze estratégias de resolução de problemas matemáticos, propostos por Loren C. Larson no livro “Problem-Solving Through Problems”. Assim, os pesquisadores verificam que, entre as técnicas apresentadas, as mais utilizadas foram “trace uma figura”, “explore as simetrias” e “divida em casos”. A partir daí, eles apresentam uma “resolução visual” para alguns problemas de matemática, por meio de uma sequência de figuras.

Os autores ressaltam a importância da visualização dos problemas matemáticos para uma maior clareza na busca de uma resolução. Essa observação provoca um olhar desafiador da imaginação e orienta para outra forma de encontrar a resolução de cada problema. Por fim, afirmam que o professor pode tomar os exemplos exibidos como ponto de partida e aumentar a variedade de atividades de sala, abrindo o leque de possibilidades de investigação.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2SfzqUR ou pelo DOI: https://doi.org/10.21711/2319023×2019/pmo71.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

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