sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / Os mecanismos do empreendedorismo

Os mecanismos do empreendedorismo

Business Development. Vector Flat Illustration.Tomar decisões nem sempre é um trabalho fácil. Diante das incertezas da vida, seja no âmbito pessoal ou profissional, as dificuldades aparecem a todo o momento. E no mundo do empreendedorismo, isso toma proporções diferentes. Uma escolha  pode mudar todo o panorama do negócio – e até mesmo decretar o encerramento das atividades. 

Neste contexto, os autores Saras Sarasvathy, William Forster e Anusha Ramesh produziram o artigo inédito “De Cachos Dourados a Gump: Mecanismos Empreendedores para Empreendedores do Dia a Dia”, publicado na REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 1, de janeiro de 2020, periódico associado da ABEC. 

O ensaio traz argumentos acerca das características de empreendedores e argumenta que analisá-las isoladamente, fora de contextualização, é estimulante e valioso, mas, ao mesmo tempo, pode cercear possibilidades. O foco do trabalho é favorecer o surgimento de negócios e de ferramentas úteis para novos dirigentes e os stakeholders desenvolverem organizações exitosas. 

Os autores utilizam personagens de filmes para explicar os diferentes tipos de empreendedores e, por meio de suas histórias, exemplificar as lentes teóricas das economias experimental e comportamental, além de apresentar um conjunto de pesquisa que podem ampliar o conhecimento na área. Tais pesquisas transpõem as experiências que vão da teoria à prática. Por fim, citam as diferenças e semelhanças de preferências, gostos e talentos nas organizações e o investimento feito por cada gestor e stakeholder e suas buscas pelo retorno.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2vVe6wH ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1803.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil