terça-feira , 26 de maio de 2020
Home / Blog / Uma reflexão acerca da educação

Uma reflexão acerca da educação

The hand that holds the lamp is sent to the other hand.A educação é uma prática que tem como principal objetivo desenvolver as habilidades e/ou competências do ser humano. E este ato de ensinar e aprender não se limita somente às escolas e universidades – mas também serve à vida. Afinal, o desenvolvimento do pensamento crítico se dá também com as relações pessoais, entre familiares, amigos e colegas.

Por isso, o autor Carlos Rodrigues Brandão, Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), elaborou o artigo “A quem serve a educação?”, publicado na Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 28, n. 56, de setembro/dezembro de 2019, periódico associado da ABEC Brasil.

O trabalho traz uma reflexão acerca da Educação, utilizando ideias de outros textos do próprio autor. Uma análise da participação de tal prática no processo de transformação social e sua relação com a democracia e o poder. Ele questiona as diferentes tradições e métodos educativos, de pensamento e vivência, nas diversas esferas presentes na sociedade.

Por fim, é traçado um panorama entre as décadas passadas e o momento atual, fala da vocação, valor e razão de ser das pessoas, a importância da educação na formação de mulheres e homens ativos e pensadores e a construção da própria história. Ressalta também a necessidade do aprendizado para o autoconhecimento, tanto do educador como do educando.

O artigo completo pode ser lido em https://bit.ly/2UGrtJg ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p12-32.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Foto: Freepik

Brucelose e Tuberculose bovinas e seu controle epidemiológico na América do Sul

Algumas doenças de animais podem acometer humanos e um dos principais mecanismos de transmissão é ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil