segunda-feira , 25 de maio de 2020
Home / Todas as Notícias / Acontece / Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida todas as entidades, instituições e associações científicas e acadêmicas de todo o País, todas as entidades civis, professores, pesquisadores, estudantes e todos os amigos da ciência para participar ativamente da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil no dia 07 de maio.  Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

São várias as oportunidades de fazer parte dessa grande manifestação nacional: enviar depoimentos em vídeo ou texto, fortalecer os dois tuitaços que serão realizados no dia, participar dos painéis online, incentivar sua instituição a criar um evento digital. Em particular, causaria grande impacto a ampla divulgação em suas redes sociais desse movimento, que tem como principal mote o #paCTopelavida.

A manifestação visa reforçar a luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a WhatsApp Image 2020-04-22 at 17.15.42saúde e educação no País, e reiterar os termos do PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL, publicado em 7 de abril. O documento, elaborado pela CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC e que ganhou apoio de mais de uma centena instituições e associações, pede a união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Veja abaixo como você e sua instituição podem somar forças à Marcha Virtual pela Ciência no Brasil:

DEPOIMENTOS EM VÍDEO E POR ESCRITO

Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência sobre temas de ciência, educação e saúde, e convocando a Marcha.

Todos podem participar desta etapa da campanha de produção de depoimentos curtos. Abaixo algumas sugestões de perguntas que os participantes podem responder:

  • Por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?
  • Por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?
  • Que outras medidas deveriam ser adotadas?
  • Se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia?
  • Como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?

O vídeo deve ter duração de 30 segundos a dois minutos.  O participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Sugerimos encerrar o vídeo com a frase: “Fique em casa com a Ciência”.

Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).

Alternativamente, é possível também enviar uma declaração por escrito, em uma frase com até 120 caracteres. Neste caso, também solicitamos que a pessoa envie uma breve apresentação – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa – junto ao seu depoimento. E se desejar, seu endereço nas redes sociais, para linkarmos.

Os depoimentos, tanto escritos quanto por vídeo, devem ser enviados para o e-mail marchavirtual@sbpcnet.org.br, junto com uma frase que autorize a divulgação do mesmo pela SBPC.

EVENTOS ONLINE

As entidades, instituições e associações também são convidadas a realizar atividades online, sobre os temas da Marcha, no dia 7 de maio. Em cada localidade, instituição ou região, os organizadores podem definir a programação de ações para alcançar e envolver o seu público-alvo (como lives, painéis, palestras, entrevistas, exibições culturais, documentários, etc.), com temas relacionados aos 4 grandes eixos propostos, em todos os horários.

Ressaltamos apenas que das 10h30 às 12h, a SBPC realiza um painel digital sobre a pandemia, e das 15h às 16h30m, um sobre o financiamento de C&T, então, o ideal seria que os eventos não coincidissem com esses debates.

A SBPC divulgará em suas redes todas as iniciativas programadas. Para tanto, solicitamos que enviem uma nota para marchavirtual@sbpcnet.org.br, com informações como nome do evento, participantes, data, horário, plataforma de divulgação, etc. Também podem ser enviados materiais gráficos – cartazetes, chamadas em vídeo, etc. – para divulgação em redes sociais.

TUITAÇO

O objetivo da mobilização no Twitter é alertar e chamar a atenção para a luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País, além da abordagem dos temas centrais da Marcha.

Em dois momentos no dia 7 de maio, de 12h às 12h30, e das 18h às 18h30, promoveremos um tuitaço com  as seguintes hashtags:

#paCTopelavida

#fiquememcasacomaciencia

 

TEMAS

Os temas centrais da Marcha Virtual pela Ciência são:

  • PaCTo pela vida
  • Educação, Saúde e Democracia
  • Ciência é investimento essencial
  • Fique em Casa com a Ciência

 

A Marcha Virtual pela Ciência terá como destaques os seguintes tópicos:

– a importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas;

– a crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica;

– o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa;

– e a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País.

Além dessas sugestões, cada organizador pode cobrir outros pertinentes às instituições locais, se assim achar conveniente. Quanto mais laboratórios, institutos, universidades, fundações, secretarias, etc., envolvidos, melhor.

MATERIAL GRÁFICO

Reunimos neste link (http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/) todo o material gráfico para suporte na divulgação: logos de diferentes cores da Marcha, cartazes para diversas mídias e todas as informações sobre o evento.

O Logo da Marcha pode seguir ao lado do logo de sua instituição e nas suas páginas institucionais para promovê-la e fortalecê-la.

COMPARTILHE!

Essa manifestação é um convite à união e solidariedade de todos. Por isso, é importante que todos colaborem para o fortalecimento dessa manifestação digital, participando ativamente dos painéis online, compartilhando as iniciativas e divulgando o cartaz da Marcha em suas redes utilizando as hashtags #paCTopelavida,  #fiqueemcasacomaaciencia e #MarchaVirtualpelaCiencia.

A Marcha Virtual pela Ciência é de todos nós!

 

Comunicação SBPC
Link original: http://www.jornaldaciencia.org.br/veja-como-voce-pode-participar-da-marcha-virtual-pela-ciencia-no-brasil/

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Foto: Reprodução

Clarivate promove webinar gratuito sobre bibliometria e produção científica

A Clarivate promove, no próximo dia 28 de maio, às 16h (horário de Brasília), o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil