quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Blog / A importância da obtenção do DOI via Crossref

A importância da obtenção do DOI via Crossref

Foto: Freepik
Foto: Freepik

A área que envolve a publicação de artigos e periódicos científicos é vasta. Ela conta com a ajuda de diversos profissionais, entre editores, publishers, bibliotecários e comunicadores, e diferentes tecnologias, desde plataformas, repositórios de dados até redes sociais. Portanto, quanto mais elas convergirem, melhor será o acesso à informação de qualidade e, consequentemente, maior visibilidade do assunto.

Neste contexto, os autores Gildenir Carolino Santos e Suely de Brito Clemente Soares, com colaboração de Tadeu Nunes, elaboraram o trabalho “Importância da obtenção do DOI via Crossref para potencializar publicações científicas – um guia para editores científicos”, publicado no Boletim Técnico do PPEC, v.5, e020012, de maio de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.

O material foi extraído de uma entrevista realizada, em 2018, pelo jornalista Tadeu Nunes, da agência 4toques comunicação, com os bibliotecários Gildenir Carolino Santos, da Universidade Estadual de Campinas, e Suely de Brito Clemente Soares, da empresa de educação continuada Content Mind. O conteúdo foi publicado no site da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil).

As notas foram revisadas para a criação de um breve manual. Trata-se de uma ferramenta com informações essenciais sobre a importância da obtenção do DOI – Digital Object Identifier via Crossref para a potencialização de publicações científicas. Além disso, abordam o uso de bases de dados diferentes, comunidade acadêmica, referência de trabalhos e acesso aberto.

O texto completo pode ser lido em https://bit.ly/2YW1n92.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil