domingo , 24 de outubro de 2021
Home / Blog / Impactos ambientais da produção de botijões de gás

Impactos ambientais da produção de botijões de gás

As ações humanas possuem um importante desdobramento no meio ambiente. Grandes indústrias, produtoras de energias e outros fabricantes de grande escala ainda mais. Portanto, empresas destes ramos devem redobrar a atenção. Avaliar os processos e medir impactos precisa fazer parte dos seus princípios.  

Neste contexto, os autores Leonardo Gondim Cavalcante e Adriana de Oliveira Sousa Leite, ambos da Universidade de Fortaleza, elaboraram o artigo “Aplicação da Matriz de Leopold como ferramenta de avaliação dos aspectos e impactos ambientais em uma fábrica de botijões”, publicado na Revista Tecnologia, v. 37, n. 1, de junho de 2016, periódico associado da ABEC Brasil.

O trabalho verifica as consequências da avaliação ambiental da produção de cilindros de armazenamento de gás liquefeito de petróleo (gás GLP) de uma fábrica de botijões no Estado do Ceará. Para isso, utilizaram o método da construção de matrizes de Leopold alteradas. Nela, são vistos os conceitos de relação entre ações do empreendimento e fatores ecossistêmicos, observando seus potenciais impactos. 

Ao levar em consideração fatores importantes de cada interação dentro das etapas da fabricação, pode-se concluir que os aspectos ambientais advindos da geração de resíduos sólidos perigosos precisa de grande atenção. Logo, é fundamental elaborar propostas de medidas norteadas pelo princípio da tecnologia limpa.

O trabalho completo pode ser encontrado em https://bit.ly/2XaOrcZ ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.111-124.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

A road in the middle of a sugar cane field on a sunny day with a mountain in the back

Dados de produtividade no âmbito do mapeamento da produção de cana-de-açúcar

O mapeamento das plantações de cana-de-açúcar ainda não tem sua produtividade divulgada em escala tão ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil