terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Mini Reunião Anual Virtual da SBPC terá minicurso com diretoria da ABEC Brasil

Mini Reunião Anual Virtual da SBPC terá minicurso com diretoria da ABEC Brasil

WhatsApp Image 2020-06-29 at 1.00.43 PMA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai realizar, entre 12 e 24 de julho, sua Mini Reunião Anual Virtual, uma série de atividades virtuais, como conferências, painéis e WEBMinicursos. Eles serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da SBPC e compartilhada também em sua página do Facebook (@SBPCnet). 

E um destes encontros será ministrado por membros da diretoria da ABEC Brasil. O presidente Sigmar de Mello Rode, o secretário-geral Piotr Trzesniak e a 1ª Secretária Germana Barata estarão à frente do minicurso “Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico”, com videoaulas gravadas disponibilizadas entre 8 e 19 de julho, e uma aula ao vivo no dia 22 de julho, das 17h às 19h. 

Para se matricular em qualquer um dos cursos, basta acessar o link: https://reunioes.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual/lista_mc.php

O curso foca nos processos de uma pesquisa científica, ensinando estratégias para planejar, organizar, revisar, editar, ler e escrever artigos. Voltado para profissionais da área, docentes e pesquisadores, serão discutidas habilidades de escrita básicas, relacionadas à gramática, clareza e estilo, relações com editores e ciência aberta. 

Mini Reunião Anual Virtual
Além dele, serão ofertados outros 17 WEBMinicursos, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. A programação conta com atividades como, por exemplo, “Modelos físicos-matemáticos no enfrentamento da covid-19″ e “O que o Sars-CoV-2 e a covid-19 nos ensinam sobre virologia?”. 

O evento virtual é gratuito e aberto a todos, mas os interessados em participar de um ou mais WEBMinicursos precisam se inscrever até o dia 8 de julho e pagar uma pequena taxa. Eles contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 8 a 19 de julho, e a última ao vivo, pelo Zoom, será realizada em data específica, na semana de 20 a 24 de julho. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas até o dia 19 de julho e à aula ao vivo.

Entre os destaques das conferências, estão “A pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS”, proferida pelo médico Dráuzio Varella, a reflexão sobre “As mudanças climáticas e o planeta”, por Paulo Artaxo, e uma apresentação sobre “A educação nos novos tempos”, cujo conferencista será o filósofo Renato Janine Ribeiro.

Os painéis também trazem discussões importantes sobre o momento social e político do País, como “A situação da CT&I no Brasil”, que será coordenado pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e contará com a participação de Pedro Wongtschowski (MEI), o deputado Alessandro Molon (CD), Sergio Machado Rezende (UFPE) e Fábio Guedes Gomes (Fapeal). Também será debatido o tema “O Brasil pós-pandemia”, em sessão coordenada por Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, e que contará com referências da área da saúde, como César Gomes Victora (UFPel), e da sociologia e ciência política, como Maria Hermínia Tavares de Almeida (USP), entre os participantes.

A sessão de abertura da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC será no dia 12 de julho, às 18h30. Já as conferências e painéis ocorrerão entre os dias 13 e 17 de julho.

Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual/.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil abrirá inscrições para cargo no Conselho Fiscal

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) abrirá inscrições para os interessados em concorrer à ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil