sábado , 15 de agosto de 2020
Home / Blog / O estudo como processo de desenvolvimento psíquico

O estudo como processo de desenvolvimento psíquico

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A frase do filósofo e educador Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira, resume a importância do ensino em nossa vida. Não apenas pelo conhecimento e saber em si, mas também para o desenvolvimento psíquicos dos indivíduos.

Neste contexto, os autores Antonio Paulino de Oliveira Junior e José Carlos Miguel, ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), elaboraram o artigo “A atividade de estudo como um processo propulsor do desenvolvimento psíquico”, publicado na Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 110, de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.

O trabalho é uma síntese teórica de pesquisa bibliográfica da atividade de estudo e a sua importância no aperfeiçoamento da psique humana nos envolvidos e um sistema educativo. Abordam autores como Leontiev, Davidov e Elkonin, que reafirmam o papel da educação como princípio fundamental da formação, constituição e desenvolvimento histórico do ser humano.

Os resultados mostram que o estudo leva a pessoa a agir mediante conceitos científicos através de ações mentais. Isso, aliado ao contexto histórico-social onde está inserido, auxilia sua evolução. Dessa forma, ele altera a forma como interage com o mundo e, consequentemente, modifica o próprio meio. 

O artigo completo pode ser visto em https://bit.ly/3jbdlmW ou pelo DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.9-22.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Businesswoman working in the office with a smile while sitting.

Competências do secretário executivo na gestão da universidade pública

A vaga de secretariado executivo requer habilidades específicas, pois é considerado um cargo importante para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil