sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Webinar da ABEC Brasil aborda novos critérios de indexação da SciELO Brasil

Webinar da ABEC Brasil aborda novos critérios de indexação da SciELO Brasil

A ABEC Brasil realizou, na última quinta-feira, 16, o webinar gratuito SciELO Brasil: novos critérios de indexação, com a bibliotecária Denise Peres, Coordenadora da Unidade de Indexação/SciELO Brasil. O evento, que contou com mais de 1.200 inscritos de diversos periódicos do país e também de estrangeiros, teve transmissão ao vivo pelo YouTube.

O link está disponível em https://bit.ly/2ZCraTQ

Edna FS Montero, Segunda Tesoureira da ABEC Brasil, fez a abertura do encontro, falando sobre as mudanças da ciência atual e a importância do trabalho do SciELO. “O acesso aberto é uma quebra de paradigma. Quando há uma dessas, há mudanças. Mas os editores vão se adaptando e melhorando a comunicação e a ciência internacional”, afirmou.

Denise abordou a metodologia e o Programa SciELO, os novos critérios e os indicadores para indexação e permanência de periódicos na Coleção SciELO. “A gente sempre pede para os editores olharem com atenção para as políticas editoriais de seus periódicos. Temos também uma guia de boas práticas, para trabalhar com ética e profissionalismo. Importante lembrar da questão da internacionalização, estruturação do artigo e ORCID”, disse.

Entre as principais atualizações do documento, a bibliotecária citou três pilares da ciência aberta: preprint, citação e avaliação por pares. “O acesso aberto diz respeito à gestão de pesquisa, não apenas de comunicação. Estamos enriquecendo todo o processo de transparência, de reuso de informação, para maximizar a ciência como empreendimento cooperativo acadêmico, social, econômico e cultural”, pontuou.

Por fim, Denise respondeu a alguns questionamentos feitos pelos participantes.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil