quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Blog / A avaliação de um novo método de aprendizado

A avaliação de um novo método de aprendizado

Female african-american speaker giving presentation in hall at workshop. Audience or conference hall. Rear view of participants in audience. Conference event, training. Education, diversity, inclusive concept.

O mundo passa por mudanças variadas e constantes. No campo da educação, por exemplo, os métodos utilizados há algumas décadas precisam ser repensados. Alunos e professores buscam maneiras de facilitar o aprendizado. Com isso, novas abordagens são propostas, no intuito de beneficiar todos os envolvidos no processo de ensino.

Neste contexto, os autores Andreia Almeida Mendes e Ricardo Ramos Fragelli elaboraram o artigo “Eight: um percurso de aprendizagem significativa”, publicado na Revista Pensar Acadêmico, v. 18, n. 1, de janeiro/abril de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.

O trabalho mostra a aplicação, testagem e validação do percurso de aprendizagem “Eight”, elaborado pelo professor Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB), durante o 2º período do curso de Medicina da UNIFACIG, no segundo semestre de 2018, na aula de Metodologia Científica. Um relato de experiência, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, feita com as respostas de um questionário enviado a alunos da disciplina. 

Baseado em aspectos como aulas presenciais com metodologia ativa, talk shows e visitas técnicas para produção de projetos que possam auxiliar a universidade e a comunidade, o “Eight” foi avaliado como promotor de diferentes habilidades e competências nos estudantes. E parte desse processo leva em consideração a identificação de obstáculos e busca por respostas.

O artigo completo pode ser visto em https://bit.ly/2D0Dzbk ou pelo DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1688.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoração científica em debate no ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu

Integridade em publicação científica e os Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil