quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Blog / Os benefícios do lean manufacturing em empresas de médio porte

Os benefícios do lean manufacturing em empresas de médio porte

Você sabe o que é lean manufacturing? A prática, criada no Japão e aplicada inicialmente em uma fábrica de veículos, busca reduzir o desperdício e funcionar de maneira mais enxuta, com processos mais eficazes. Dessa forma, aumenta-se a produtividade e, consequentemente, os ganhos. Geralmente, é aplicada em empresas de grande porte – mas pode funcionar nas menores também.

Posto isso, os autorFabrica_artigo ABECes Alex Magno Almeida de Carvalho, Diego Ribeiro Sepúlveda Bomfim e Caroline de Miranda Borges, todos da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, elaboraram o artigo “Lean Manufacturing: benefícios da implementação em uma empresa de médio porte”, publicado na Revista Científica da FAI, v.19, n.1, de 2019, periódico associado da ABEC Brasil.

Trata-se de um estudo de caso que analisa as principais barreiras vistas na implantação do lean manufacturing em uma empresa de médio porte da cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. A principal finalidade foi melhorar o processo de produção de uma peça eletrônica, responsável pela maior parte do faturamento da companhia.

Após aplicadas ferramentas para verificar queda no tempo de processamento, diminuição de estoques intermediários e de movimentação, puderam entender o contexto e auxiliar na priorização de causas e apontamento da dificuldade. Os resultados sugerem a criação de Kanbans (método de cartões de sinalização), melhor utilização do espaço e nivelamento da produção como alternativas para aprimoramento dos procedimentos.

O artigo completo pode ser acessado em https://bit.ly/2C3vi60.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil