sábado , 20 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Minicurso ProCPC de gestão de publicações é realizado pela ABEC Brasil

Minicurso ProCPC de gestão de publicações é realizado pela ABEC Brasil

A ABEC Brasil realizou, nesta quinta-feira, 17, o Minicurso ProCPC Advanced Short Course on Publication Management, com Patty Baskin, Amy McPherson, Angela Cochran e Kelly Hadsell. O encontro online, que teve mais de 65 participantes simultâneos, faz parte programação do ABEC Meeting Live – 35 anos de ABEC Brasil.

O curso foi coordenado por Andrea Gonçalves, do Conselho Deliberativo da Associação, com enquetes e apresentação dos assuntos.

A primeira palestra, ministrada por Patricia Baskin, tratou de reestruturação da equipe editorial, exemplificando com a American Academy of Neurology. “Alguns passos importantes são identificar as principais atividades dentro das revistas, observar lideranças para lançar as pessoas certas e criar uma estrutura com aval de um profissional de Recursos Humanos”, diz.

Em seguida, Amy McPherson falou de como engajar pesquisadores em início de carreira, mostrando o caso da Botanical Society of America. “Buscamos encorajar estudantes, contar com diversidade, e ajudá-los a entender a possibilidade de oportunidades a seguir carreira acadêmica nas ciências botânicas. E grande parte deles segue conosco”, conta.

Após uma breve pausa, Angela Cochran, da American Society of Civil Engineers, explicou como e quais dados utilizar para contar uma história. “É preciso começar a trazer os dados para todos. Podemos usá-los para qualquer argumento, seja a favor ou contra. Além disso, outras pessoas podem observar mais coisas neles, que talvez você não tenha visto”, afirma.

Na sequência, Kelly Hadsell abordou as responsabilidades dos envolvidos e da importância de promover integridade nas revistas. “Os artigos precisam incluir todos os relacionamentos que podem ser apontados como potenciais conflitos de interesse. Editores e revisores devem divulgar esses potenciais conflitos com os periódicos e recusá-los, se for necessário”, orienta.

No final, as quatro palestrantes responderam, ao vivo, questões dos participantes. Trataram dos papéis de editores e autores nas revistas, revisão por pares, valor dos dados, ética na publicação, entre outras dúvidas.

ABEC Meeting Live 2020
As inscrições para o ABEC Meeting Live 2020 – 35 anos de ABEC Brasil podem ser feitas até o dia 20 de setembro. Serão 8 mesas redondas, 21 palestras nacionais, 5 internacionais, com os principais temas e tendências em editoria científica. Os encontros serão realizados entre os dias 22 e 25 de setembro, das 14h às 18h.

Os detalhes podem ser acessados em https://meeting20.abecbrasil.org.br.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

Deixe uma resposta

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil