sábado , 27 de abril de 2024
Home / Blog / Os desafios da Odontologia frente ao coronavírus

Os desafios da Odontologia frente ao coronavírus

O crescimento desenfreado do coronavírus, dado, principalmente, sua facilidade de transmissão, transformou a área de saúde mundial. Na Odontologia, por exemplo, as medidas sanitárias e os incontáveis processos de limpeza de ambiente se tornaram ainda mais minuciosos. Afinal, os profissionais também ficaram muito expostos à contaminação. 

Assim, os autores Inger Teixeira de Campos Tuñas, Eduarda Teodoro da Silva, Susana Braga Santoro Santiago, Katlin Darlen Maia e Geraldo Oliveira Silva-Júnior produziram o artigo “Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19): Uma abordagem preventiva para Odontologia”, publicado na Revista Brasileira de Odontologia, v. 77, de 2020, periódico associado da ABEC Brasil. 

Por meio de uma revisão de literatura atual, o trabalho busca mostrar as características clínicas da doença causada pelo coronavírus, as vias de transmissão, demonstrar de que maneira o Cirurgião-Dentista (CD) consegue constatar casos suspeitos e também identificar medidas preventivas para administrar e diminuir a infecção dentro do serviço odontológico. 

Os resultados apontaram febre, tosse, espirros e catarro como sintomas clínicos para casos mais leves, com as principais vias de transmissão a direta e por contato. E para reconhecer pacientes suspeitos, o CD precisa medir sua temperatura corporal e realizar um questionário breve. Além disso, deve lavar as mãos frequentemente antes e depois do atendimento, bem como utilizar os equipamentos de proteção individual. 

Observam ainda que novos desafios advindos de momentos de surtos de doenças precisam ser contornados pelos profissionais. Para isso, devem agir com mais atenção em relação à biossegurança, ética, zelo e treinamento atualizado e constante.

O artigo completo pode ser acessado em https://bit.ly/2QvqCcW ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v77.2020.e1776.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil