quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Blog / O novo coronavírus e a Saúde Única

O novo coronavírus e a Saúde Única

O SARS-COV-2 veio para mudar o planeta. O vírus causador de doenças graves, que atingem populações mundiais de todas as idades, gêneros e classes, se espalhou rapidamente. O resultado, sabemos, é uma pandemia global. E seus reflexos são vistos nas mais variadas esferas. Existem desdobramentos na educação, no social, na economia e, principalmente, na área da saúde. 

Posto isso, as autoras Tânia S. S. Chaves e Nancy Bellei elaboraram o editorial “SARS-COV-2, o novo Coronavírus: uma reflexão sobre a Saúde Única (One Health) e a importância da medicina de viagem na emergência de novos patógenos”, publicado na Revista de Medicina, v. 99, n. 1, de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.

As médicas traçam um panorama do início da pandemia, com os principais meios de transmissão do vírus, a pesquisa e a contribuição da comunidade internacional para combater a doença causada. Além disso, falam dos sintomas, características genéticas e demais fatores contribuintes para a disseminação da nova zoonose, em escala global. 

A reflexão aborda a relação entre seres humanos e animais, vírus anteriores e os desdobramentos na história, bem como medidas tomadas pela saúde pública global. Por fim, ressaltam o alerta feito, no passado, por pesquisadores chineses sobre a possível epidemia da SARS-COV-2 e pontuam a necessidade de avaliar e compreender a importância de uma Saúde Única, de olho nas interações entre homem e natureza.

O texto pode ser acessado em https://bit.ly/3ghivLA ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1pi-iv.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil