quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ORCID, revistas científicas e informação em pesquisa é tema de webinar da ABEC Brasil

ORCID, revistas científicas e informação em pesquisa é tema de webinar da ABEC Brasil

A ABEC Brasil realizou, na última quinta-feira, 8, mais um webinar gratuito. O tema “ORCID e as revistas científicas: importância para o ecossistema da informação em pesquisa” foi ministrado por Ana Heredia, da ORCID. Mais de 260 participantes acompanharam o encontro pela plataforma virtual zoom e outros 30, pelo canal da Associação, no YouTube.

Claudia Bueno, membro do Conselho Deliberativo da ABEC Brasil, fez a abertura do evento agradecendo os presentes e os associados e disponibilizando uma enquete para conhecer o perfil do público.

AnaHerediaAna falou da trajetória da ORCID, troca de dados, transparência, qualidade de pesquisa e reuso da informação. “A autenticação é importante para garantir que o iD seja transmitido corretamente, evitar erros ao inserir o iD nos metadados e pela consciência de quais permissões estão sendo dadas e a quais organizações”, afirma.

Na sequência, explicou os processos, a interação entre plataformas, como ORCID, DataCite, DOI e Crossref, e formas de agregar trabalhos. “A precisão na informação sobre os autores e revisores é vital para a indexação, a visibilidade, o acompanhamento e avaliação, a atribuição do uso de recursos, o financiamento e a revisão por pares”, elenca.

Ao final, Ana respondeu a algumas perguntas dos espectadores.

Próximos eventos
A ABEC Brasil realiza mais um webinar gratuito em outubro. No dia 20, às 16h, “Preprints e oportunidades para melhorar a visibilidade de periódicos”, com Abel Packer (ScieELO), Ana Luisa Maia, Fernanda Gusmão e Germán Martinez (todos da Elsevier) e Sigmar Rode (ABEC).

A entidade ministra, ainda, outros dois minicursos. No dia 29 de outubro, às 16h, “Potencializando o uso da OJS”, com Diego Abadan, da Lépidus. E em 19 de novembro, às 16h, “Uso de sistemas de detecção de similaridade”, com Marcelo Krokoscz, da Fecap.

As inscrições e detalhes dos encontros estão disponíveis em http://bit.ly/EventosABEC2020.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

Deixe uma resposta

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil