quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Webinar da ABEC Brasil aborda preprints e o futuro para a Ciência Aberta

Webinar da ABEC Brasil aborda preprints e o futuro para a Ciência Aberta

A ABEC Brasil realizou, na terça-feira, 20, mais um webinar gratuito. “Preprints e oportunidades para melhorar a visibilidade de periódicos” foi ministrado por Sigmar Rode, presidente da Associação, Alex Mendonça, da SciELO, e Fernanda Gusmão, da Elsevier. Foram mais de 230 participantes na plataforma virtual Zoom e outros 30, no YouTube.

abec01
Sigmar Rode, Ana Luisa Maia e Edna FS Montero

Edna FS Montero, Segunda Tesoureira da ABEC, foi a mediadora do encontro. 

Após a abertura de Ana Luisa Maia, da Elsevier, Sigmar Rode explicou sobre preprints e citações, com exemplos de reportagens e artigos. “A Nature, da Springer, anunciou que está abrindo para publicação, em acesso aberto, sem cobrar taxa de manutenção. Vejam vocês que isso está levando a uma mudança de paradigma em relação à Ciência Aberta”, diz. 

abec02
Alex Mendonça

Alex Mendonça, da SciELO Brasil, tratou da abordagem e estatísticas da SciELO Preprints, panorama na pandemia, oportunidades e desafios. “O futuro é aberto. Podemos enriquecer e melhorar cada vez mais a coexistência entre autores, preprints e periódicos, além de aprimorar a colaboração internacional, fomentando a pesquisa, independentemente de idioma e região”, aponta. 

Fernanda Gusmão, da Elsevier, falou de métricas, Digital Commons e impacto para editores e autores. “Os preprints serão adicionados ao Scopus em novembro, inicialmente dos repositórios airXiv, BioRxiv e ChemRxiv. Farão parte do perfil do autor, em uma aba separada para diferenciar que esse conteúdo não foi revisado por pares”, anuncia. 

abec03
Fernanda Gusmão

No final, responderam algumas dúvidas dos presentes.

O conteúdo está disponível no canal do YouTube da ABEC Brasil, no link: www.youtube.com/abecbrasil

Próximos eventos
A ABEC Brasil realiza dois minicursos. No dia 29 de outubro, às 16h, “Potencializando o uso da OJS”, com Diego Abadan, da Lépidus. E em 19 de novembro, às 16h, “Uso de sistemas de detecção de similaridade”, com Marcelo Krokoscz, da Fecap.

E no dia 10 de novembro, às 16h, novo webinar gratuito “Como a tecnologia pode ajudar a comunidade acadêmica: Trinka, a ferramenta gratuita de inteligência artificial que ajuda autores com textos científicos”, com Marcel Mendonça, da Enago.

As inscrições e detalhes dos encontros estão disponíveis em http://bit.ly/EventosABEC2020.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil