quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Blog / A relação entre o humor e o papel de liderança

A relação entre o humor e o papel de liderança

O estágio é uma ótima oportunidade para aprender, desenvolver habilidades pessoais e profissionais e conhecer companheiros da área de trabalho. Por se tratar do início da carreira, as responsabilidades dos gestores para com os aprendizes devem ser observadas com atenção. É primordial que os valores da empresa e o feedback, por exemplo, estejam incluídos entre as atividades de um superior.

Posto isso, Filipe Sobral, Liliane Furtado e Gazi Islam elaboraram o artigo “Humor como catalisador e neutralizador da eficácia da liderança”, publicado na Revista de Administração de Empresas (RAE), v. 59, n. 5, setembro-outubro de 2019, periódico associado da ABEC Brasil. 

O texto verifica as consequências da inconsistência de condutas de liderança na ascensão ou revogação de trabalhos de empregados temporários. Foram coletados dados de 164 estagiários, em dois momentos, e observados, empiricamente, o efeito moderador do humor (afiliativo e agressivo) na conexão entre estilos de chefia (transformacional e laissez-faire), ações (satisfação e estresse) e atitudes (negligência e intenções de permanência).

startup-3299033_640A conclusão reafirma as hipóteses da pesquisa, sugerindo que o humor deve ter consistência com os estilos de liderança para a promoção de respostas de atitude e comportamento apropriadas. Ou seja, tipos de humor divergentes devem ter comunicação diferente de acordo com os estilos de chefia, principalmente na relação com os estagiários. 

O texto, na íntegra, pode ser lido em https://bit.ly/3cNAw3N ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020190502.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoração científica em debate no ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu

Integridade em publicação científica e os Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil