terça-feira , 16 de agosto de 2022
Home / Blog / Células-tronco no tratamento de insuficiência hepática aguda em pacientes com hepatite B crônica

Células-tronco no tratamento de insuficiência hepática aguda em pacientes com hepatite B crônica

 

A insuficiência hepática é uma condição que pode levar, além da falência do fígado, de outros órgãos também. Entre os sintomas, estão a icterícia (olhos e pele amarelados), falta de apetite, fraqueza e cansaço. O tratamento indicado vai depender do grau e da especificidade do problema, mas, corte do consumo de bebidas alcoólicas e reeducação alimentar são opções, quando não há a necessidade de um transplante.homem-tem-dor-no-figado_144962-3934

Posto isso, os autores Bing Zhu, Shaoli You, Yihui Rong, Qiang Yu, Sa Lv, Fangjiao Song, Hongling Liu, Huaming Wang, Jun Zhao, Dongze Li, Wanshu Liu e Shaojie Xin elaboraram o artigo “A novel stem cell therapy for hepatitis B virus-related acute-on-chronic liver failure” (“Uma nova terapia com células-tronco para insuficiência hepática aguda crônica relacionada ao vírus da hepatite B”, na tradução literal), publicado no Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 53, n. 11, de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.

O estudo é um ensaio clínico de fase I com células-tronco para tratar a insuficiência hepática aguda em pacientes com hepatite crônica (acute-on-chronic liver failure, em inglês, na silga ACLF) relacionada ao vírus da hepatite B. Para isso, coletaram células-tronco do sangue periférico, aplicaram em sessenta pacientes e realizaram tratamentos e transplantes específicos para avaliação. 

Depois de acompanhar os pacientes durante 24 semanas, os autores observaram melhora dos níveis de amônia no sangue, menores níveis de bilirrubina e creatinina após quatro semanas nos pacientes que receberam as células tronco, no início do acompanhamento, embora essas diferenças não tenham se mantido a longo prazo. A taxa de sobrevida nesse grupo foi de 85% após 90 dias. Desta forma, os autores sugerem que o tratamento com células-tronco parece seguro, com resultados iniciais promissores.

O artigo completo pode ser encontrado em https://bit.ly/35t9zz6 ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1414-431X20209728

Tadeu Nunes (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

RECIMA21

Direito brasileiro e estado-unidense: Diferenças e semelhanças nos contratos privados

Além da distância de mais de 6.000 km que separa as capitais de Brasil e ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil