quarta-feira , 17 de abril de 2024
Home / Blog / Coronavírus: humanização e educação médica

Coronavírus: humanização e educação médica

Tempos diferentes, nunca presenciados antes pelas gerações atuais. Este é um retrato do momento do nosso planeta, em meio à pandemia do novo coronavírus. E a área da saúde, seja na linha de frente combatendo a doença em hospitais ou pesquisando vacinas e demais métodos para vencer o problema, precisa estar ainda mais ativa e presente na sociedade.

Posto isso, os autores Pablo González Blasco, Maria Auxiliadora Craice De Benedetto, Marcelo R. Levites, Graziela Moreto e Marco Aurelio Janaudis produziram o editorial “Humanismo e Educação Médica em Tempos de COVID-19”, publicado na Revista de Medicina, v. 99, n. 2, de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.

Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O texto aborda a importância da ajuda, da forma mais pertinente, de médicos e professores com idade avançada, dos cuidados da saúde física e mental das equipes e obter uma visão objetiva da realidade. Ressalta a necessidade do cuidado e atenção humanizada para com pacientes e familiares, trabalhando as emoções internas e as alheias, para driblar as adversidades. 

Os pesquisadores tratam também da utilização de cenas do cinema como ferramenta da educação médica. Mencionam filmes como “Eu Sou a Lenda”, “Coração Valente”, “Gladiador” e “Ponte de Espiões”, e as mensagens trazidas por eles. Dessa forma, valores de prudência, objetividade e realismo guiam os times de profissionais da área na missão de vencer o coronavírus.

O trabalho completo pode ser visto em https://bit.ly/2RnFomh ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i2pi-vi.

Para saber mais, confira o vídeo feito pelo autor Prof. Dr. Pablo González Blasco: https://vimeo.com/458202888.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil