quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / LILACS: 35 anos dando visibilidade e acesso à produção científica em saúde

LILACS: 35 anos dando visibilidade e acesso à produção científica em saúde

lilacs-logo300x200Em sua trajetória de apoio a editores científicos, a ABEC Brasil tem a satisfação de estar representada em importantes grupos, nacionais e internacionais, por meio dos quais grandes decisões são tomadas para o desenvolvimento da divulgação científica. Entre eles, a associação integra o Comitê Científico de Avaliação e Periódicos da LILACS, que em 2020 comemora seus 35 anos dando visibilidade e acesso à produção científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe.

A LILACS é mantida e atualizada por uma rede formada por instituições de ensino, governamentais e de pesquisa em saúde, e coordenada pela BIREME / OPAS / OMS. A base de dados reúne 898 periódicos de 21 países da Região, além de literatura cinzenta.

Na opinião do presidente da ABEC Brasil, professor Sigmar Rode, fazer parte do Comitê Científico de Avaliação de Periódicos da LILACS representa muito para a associação. “A LILACS é a mais importante e abarcadora base de dados especializada na área da saúde, com literatura científica e técnica de 26 países da América Latina e do Caribe com acesso livre e gratuito. Isso representa uma inesgotável fonte de informação para editores científicos, autores e revisores. Para nós, é um prazer fazer parte dessa trajetória e a ABEC sempre colheu bons frutos dessa parceria”, avalia.

Sobre a LILACS
São cerca de 900 mil registros de artigos de revistas com revisão por pares, teses e dissertações, documentos governamentais, anais de congressos e livros. Mais de 480 mil deles disponíveis com link de texto completo em acesso aberto.

É fonte de informação da região para o Global Index Medicus da Organização Mundial da Saúde e revisões sistemáticas do Epistemonikos e complementa o MEDLINE / PubMed.

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil