sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / Síndrome congênita do Zika Vírus: relato de experiência de um parto

Síndrome congênita do Zika Vírus: relato de experiência de um parto

O Zika vírus chamou a atenção das autoridades brasileiras em 2015. O surto da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti fez até mesmo o Ministério de Saúde decretar Estado de Emergência em Saúde Pública. E mais do que isso, estudos mostraram que a comorbidade tinha relação direta com má formação congênita em recém-nascidos. 

Neste contexto, as autoras Jheynny Sousa Alves, Aurélia Danda Sampaio, Hedi Crecencia Heckler de Siqueira e Queli Lisiane Castro Pereira produziram o artigo “Síndrome congênita do Zika vírus: relato de experiência profissional”, publicado no Journal of Nursing and Health, v. 9, n. 3, de 2019, periódico associado da ABEC Brasil.

O trabalho mostra o relato de uma experiência de parto cesáreo de recém-nascido com Síndrome Congênita causada pelo Zika Vírus. Trata-se de um estudo descritivo, utilizando o Método da Pedagogia e Problematização – Arco de Maguerez e Pereira, uma observação da realidade sob diferentes ângulos, na tentativa de encontrar soluções originais para problemas.

O nascimento da criança com microcefalia mostrou o despreparo da equipe de saúde para lidar com a situação. Portanto, foi possível concluir que os gestores do ensino/saúde, bem como o controle social, necessitam organizar o cuidado na rede de atenção à saúde. Além disso, é preciso implantar ações de saúde resolutivas para atender às necessidades das mães, dos pequenos com Síndrome Congênita do Zika Vírus e seus familiares.

O texto pode ser acessado em https://bit.ly/2YxlVE3 ou pelo DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/JONAH.V9I3

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil