sábado , 20 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Webinar da ABEC apresenta ferramenta de Inteligência Artificial que ajuda autores a aprimorarem seus textos científicos

Webinar da ABEC apresenta ferramenta de Inteligência Artificial que ajuda autores a aprimorarem seus textos científicos

A ABEC Brasil promoveu nesta terça-feira, 10, o webinar virtual, e gratuito, “Como a tecnologia pode ajudar a comunidade acadêmica: Trinka, a ferramenta gratuita de inteligência artificial que ajuda autores com textos científicos”, com Marcel Mendonça (Enago). A mediação do evento ficou por conta de Ilda Fontes (FGV-EAESP), 1a. Tesoureira da Associação.Enago

A Trinka é uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) que auxilia autores na correção de erros gramaticais, consistência científica, edição e uma série de outros benefícios gratuitos.

Entre os principais diferenciais da plataforma, Mendonça destaca a capacidade de aprender, de maneira evolutiva com os textos, à medida que é utilizada. Há, segundo ele, uma preocupação constante com a confiança e segurança da informação.

“A Trinka vai além da revisão gramatical, ela considera, por exemplo, a sintaxe do texto, além de educar, capacitar e auxiliar a comunidade acadêmica no desenvolvimento de suas pesquisas e estudos. A ferramenta se adapta à necessidade dos usuários”, explica o representante da Enago.

Entre os recursos disponíveis na plataforma estão: melhorar frases redundantes e prolixas, tornando-as mais concisas e adequadas a cada tipo de periódico; corrigir linguagem tendenciosa e insensível, evitando críticas; tornar textos com linguagem vaga mais específicos; sugerir palavras certas para cada área de assunto, entre outras funcionalidades.

“A Trinka é uma plataforma que facilita a vida do autor, editor, docente ou universitário na escrita do seu texto científico por meio da Inteligência Artificial (IA). O objetivo é evitar erros e aumentar a velocidade de produção, além de reduzir despesas”, afirma Mendonça.

Ao final de sua apresentação, acompanhada ao vivo e online por mais de 200 pessoas, ele respondeu a perguntas formuladas pelos participantes. A organização dessas interações foi feita por Eli Lopes da Silva (SENAC – SC), membro do Conselho Deliberativo da ABEC Brasil. Em seguida, foram sorteados brindes.

A ferramenta pode ser acessada no site da ABEC Brasil pelo link: https://www.trinka.ai/

Próximos eventos

A ABEC Brasil convida para o minicurso virtual “Uso de sistemas de detecção de similaridade”, com Marcelo Krokoscz (Fecap). O evento será realizado dia 19 de novembro, das 16h às 18h.

Será abordado o funcionamento de softwares detectores de similaridade: Como analisar e interpretar o relatório gerado? Quais são os índices de similaridade? Plágio ou similaridade?

Aproveite a ocasião e participe desse minicurso para troca de experiências e aperfeiçoamento dos processos do periódico, com avanço em transparência e boas práticas.

Garanta sua vaga com antecedência!

Clique aqui para se inscrever: abecbrasil.org.br/minicurso.

 

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil