quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Você sabe por que é tão importante a preservação digital do seu periódico científico?

Você sabe por que é tão importante a preservação digital do seu periódico científico?

A ABEC Brasil promoveu, dia 1 de dezembro, o webinar “Como Garantir a Preservação Digital dos Periódicos Científicos”, com Miguel Ângel Arellano (Ibict/Rede Cariniana) e Gildenir C. Santos (Unicamp/SBU). Foram apresentados os objetivos da preservação digital, os métodos e as políticas sobre essa prática. Como fazer a preservação de modo eficiente? Como evitar o risco de perda de dados/conteúdo editorial?

De acordo com os palestrantes, por definição, Preservação Digital é um sistema que combina: capacidade de armazenamento, funções de inserção, coleções de esquemas de metadados e gerenciamento, estratégias de preservação e disseminação de conteúdos arquivados em sistemas administrados de forma centralizada e uma estrutura organizacional no qual os componentes do processo de preservação estejam separados em serviços distribuídos entre as várias instituições participante, cada uma delas especializada em um segmento do processo.

Miguel ngel Arellano (Ibict/Rede Cariniana), destacou, em uma das suas apresentações, que a Preservação Digital ainda é um “território desconhecido” para muitas pessoas. Ele frisou a importância de os editores de periódicos científicos adotarem uma Política de Preservação Digital.slide

“A Política de Preservação Digital determina a gestão e atividades necessárias para garantir a usabilidade, a autenticidade, recuperação e acessibilidade de conteúdos através do tempo”, explicou. “A preservação deve ser um processo central no processo editorial e parte integral de todos os processos digitais da instituição. Deve ser incluída em sua missão, como forma de antecipação de riscos”, acrescentou Miguel.

Gildenir C. Santos (Unicamp/SBU), que também compartilhou conteúdo durante o Webinar, deu detalhes sobre a Rede de Preservação PKP. Ela foi criada para preservar digitalmente periódicos da plataforma OJS. “Portais institucionais de universidades não devem fazer apenas o backup de seus periódicos de forma tradicional. Devem ingressar em alguma rede de preservação, além da PKP PN do OJS”, recomendou. “É importante, também, deixar disponível no site da revista a política de arquivamento e preservação digital, facilitando a verificação pelos indexadores”, concluiu.

Próximos eventos

“Dicas e Boas Práticas para melhorar a sua revista”

A ABEC Brasil, em parceria com a Clarivate, promove no dia 4 de dezembro, das 16h às 17h30 o Webinar “Dicas e Boas Práticas para melhorar a sua revista”, com Deborah Dias e Mônica Silveira.
Para mais informações e inscrição, confira a AGENDA da ABEC: www.abecbrasil.org.br/webinar

Integridade Científica no Brasil

Já no dia 10 de dezembro, a partir das 16 horas, será realizado o Webinar “Dez anos de transformações:
Uma perspectiva sobre integridade científica no Brasil a partir do BRISPE – Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics“, com Sonia Vasconcelos (IBqM/UFRJ – Chair VI BRISPE) e Adalberto Vieyra (IBCCF e CENABIO/UFRJ – Comitê VI BRISPE).
Neste encontro, serão abordadas perspectivas de transformações na comunicação científica, articuladas com os temas nas várias edições do BRISPE (2010 a 2020) e seus reflexos no âmbito da formação de jovens pesquisadores no Brasil.
As Inscrições são gratuitas. Garanta a sua vaga com antecedência, até 08/12!
O link da sala virtual será enviado até dois dias antes do evento.

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil