sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / Como construir uma rede nacional de institutos de P&D aplicados em um sistema de inovação emergente

Como construir uma rede nacional de institutos de P&D aplicados em um sistema de inovação emergente

Os institutos de P&D (pesquisa e desenvolvimento) são ferramentas fundamentais para a construção de conhecimento, além de compor a força motriz do empreendedorismo e inovação em diferentes segmentos. Quando há investimento em pesquisa e desenvolvimento, fatalmente, atinge-se desenvolvimento econômico, aprimora-se a capacidade tecnológica e produtiva da sociedade, além de encontrar novas soluções e gerar empregos e renda.

Porém, construir e gerenciar estrategicamente uma rede de pesquisa e desenvolvido aplicada não é uma tarefa simples. Pensando nisso, os pesquisadores Holger Kohla, Markus Willa, Marcelo Fabricio Primc e Alberto Xavier Pavim desenvolveram o estudo “Building up a national network of applied R&D institutes in an emerging innovation system”, publicado no periódico internacional Production, associado à ABEC Brasil.

Em tradução, o título do estudo é “Construindo uma rede nacional de institutos de P&D aplicados em um sistema de inovação emergente”, e ele traça um panorama interessante sobre a forma como esse tipo de instituição é gerenciada.  O artigo teve como objetivo responder à pergunta do próprio título e utilizou como base a experiência de uma parceria estratégica, transferindo para o Sistema Nacional de Inovação (SNI) as experiências de gestão da maior rede de pesquisa aplicada da Europa.

Dessa forma, os resultados obtidos por meio deste estudo contribuíram para a construção de conhecimento acerca do tema e também, principalmente, para a pesquisa empírica a respeito de metodologias que podem ser utilizadas para fazer gerenciamento de redes baseadas em aspectos como fatores de inovação na interface entre pesquisa e indústria;

Saiba mais em:  https://www.prod.org.br/article/doi/10.1590/0103-6513.20190151

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil