sábado , 20 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Diálogos ABEC: associação apresenta serviços que serão oferecidos em 2021

Diálogos ABEC: associação apresenta serviços que serão oferecidos em 2021

Na próxima quinta-feira (25), das 16h às 18h, será realizado o evento online Diálogos ABEC, primeiro evento do ano organizado pela entidade. A iniciativa é voltada aos seus associados, não associados e a todos os profissionais que atuam com a editoração científica.

“Neste evento, a ABEC terá a oportunidade de apresentar tanto os produtos e serviços que ela já presta aos sócios e editores em geral, assim como as novidades que serão oferecidas a partir de 2021”, explica Silvia Galleti, editora-chefe dos Arquivos do Instituto Biológico (IB-APTA-SAA) emembro do Conselho Deliberativo da ABEC Brasil.

Estarão presentes oito membros da diretoria e do conselho. Cada um delesabordará, respectivamente,os planos da Associação para o futuro, como eventos, minicursos e a dinâmica do ABEC Meeting Live 2021.Além disso, darão detalhes sobre atividades que já têm sido desenvolvidas junto à Crossref, EmeRi, entre outras, além do lançamento do programa ABEC Educação.

Serviços e produtos

Cada membro da Associação abordará um tema diferente. Entre eles, está a parceria com a Crossref, que será apresentada pela professora Lia Fialho, vice-presidente da ABEC. Trata-se de uma organização internacional e sem fins lucrativos que, por intermédio da Associação, tem possibilitado aos editores brasileiros a atribuição de DOI nos artigos publicados nos seus periódicos com pagamentos realizados em moeda brasileira, evitando assim as burocracias associadas a pagamento no exterior. Além disso disponibilizam também o acesso ao sistema SimilarityCheck, fundamental para contribuir com a integridade dos artigos, barrandopossíveis más práticas.

Entre os produtos e serviços apresentados também estará o EmeRi, plataforma de preprints desenvolvida por meio da parceria da ABEC com o IBICT, com apoio da Unesco. Por meio deste recurso, editores podemcadastrar seus periódicos e submeter artigos selecionados para os quais queira divulgação imediata em paralelo ao processo de revisão adotado pelo periódico. A apresentação deste tópico ficará por conta do professor Piotr Trzesniak, secretário geral da ABEC Brasil.

“O professor Eli Lopes da Silva, membro do Conselho Deliberativo, fará o lançamento do ABEC Educação,programa de capacitação comcursos EAD, que preencherá uma lacuna na formação dos envolvidos no processo editorial, proporcionando uma certificação específica na área de editoração científica”, conta Sílvia.

O primeiro curso, Avaliação de artigos científicos, com carga horária de 60 horas, terá início em maio e capacitará editores e equipes editoriais, além de pesquisadores que atuam como avaliadores em periódicos.

Além disso, também haverá a participação da professora Ana Morais, membro do Conselho Deliberativo, que falará sobre o programa de capacitação em publicação científica,ProCPC, resultado da parceria entre ABEC e CSE (Councilof Science Editors).

Dando continuidade à programação a professora Germana Barata, 1ª secretária da ABEC, abordará o trabalho de divulgação nas mídias sociais da entidade em prol dos periódicos associados e Elizabete Werlang, membro do Conselho Deliberativo, apresentará quais são as oportunidades para empresas se tornarem parceiras da ABEC.Por fim, o presidente da Associação, professor Sigmar Rode, trará novidades sobre asparceriasque estão sendo implementadas pela ABEC para benefício dos associados.

“Desde o ano passado, o professor Sigmar está empenhado em buscar produtos e serviços diferenciados para os sócios da ABEC. Para isso ele está promovendo negociações com a Clarivate com o objetivo de oferecer o sistema de submissão ScholarOne e a plataforma Publonscom custos acessíveis para os editores. O professor Sigmar também está em tratativas com outras empresas buscando vantagens para os associados. Acredito que no decorrer do ano, outras parcerias se concretizarão”, finaliza Silvia.

As inscrições para o evento são gratuitas, mas é preciso garantir sua vaga com antecedência! Clique aqui para se inscrever até 24 de março: abecbrasil.org.br/dialogosabec Envie suas dúvidas com antecedência para abecmeeting@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil