quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Tudo que você precisa saber sobre Content Registration

Tudo que você precisa saber sobre Content Registration

O que é isso? Como funciona? Por que registrar? O que pode ser registrado? Quem pode registrar?

É bastante recorrente que muitas pessoas tenham dúvida sobre Content Registration, em português, registro de conteúdo. Pensando nisso, abaixo, separamos em tópicos as respostas para essas perguntas.

Por que registrar seu conteúdo?

No meio acadêmico é muito comum registrar conteúdos para protegê-lo de plágio, fazer com que mais pessoas saibam que ele existe e analisar seu desempenho em diversos aspectos diferentes.

Resumindo:  registrar seu conteúdo é criar uma atmosfera que favorece a possibilidade crescente de o conteúdo ser encontrado, citado, vinculado e usado por outros pesquisadores.

Como funciona o registro de conteúdo?

Esse registro é feito por meio da validação do DOI (Digital Object Identifier), em português, identificador de objetos digitais.

Primeiro, os editores enviam informações à Crossref, que são chamadas de metadados. Esses metadados consistem em informações básicas, como datas, nome da publicação, título do artigo, identificando: autores, licença, financiadores de pesquisa, e localização online.

Depois, esses metadados são utilizados por diversos sistemas e organizações que, em conjunto, ajudam a dar crédito e a citar o trabalho, relatam o impacto do financiamento e monitoram resultados e atividades.

É importante ressaltar que, apesar de estarem registrados, esses metadados podem ser modificados e atualizados, ou seja, os editores mantêm e atualizam metadados em longo prazo  informando se o conteúdo foi movido para um novo site e eles incluem mais informações com o passar do tempo.

Que tipo de conteúdo posso registrar?

Todo tipo de conteúdo pode ser registrado. Desde blogs até livros, cartilhas, fotos, partituras musicais e inúmeros outros tipos de conteúdo. Tudo que tiver URL, pode ter o DOI validado e ser registrado.

Vale ressaltar que, para realizar o registo desses conteúdos, é necessário ser membro representado pela ABEC com prefixo da Crossref e possuir um link que mostre a sua publicação online.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil