sábado , 15 de maio de 2021
Home / Todas as Notícias / Acontece / Carta aberta em defesa da Pós-graduação no Brasil

Carta aberta em defesa da Pós-graduação no Brasil

A ABEC BRASIL se une a diversas Associações e Sociedades Científicas, que nos últimos dias se manifestaram, para externar preocupação e repúdio à nomeação de Cláudia Mansani Queda de Toledo para assumir a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A nomeação está sendo contestada pela comunidade acadêmica uma vez que a formação e produção acadêmica da indicada estão na contramão da missão da própria Capes: garantir a capacitação acadêmica de excelência e o investimento contínuo para o desenvolvimento e a consolidação da pós-graduação brasileira.

Anualmente, a Capes cobra da comunidade acadêmica que mantenha e melhore seus padrões de qualidade na produção científica relacionada à pós-graduação. Por esse mesmo motivo, a ABEC BRASIL e a comunidade acadêmica enxergam enorme contradição nesta indicação para chefiar a Capes de uma profissional cujos méritos não estão à altura das exigências dessa mesma instituição.

A ABEC BRASIL há 35 anos se empenha para capacitar e aperfeiçoar o trabalho de editores, autores e avaliadores científicos na produção científica de qualidade e ética que atenda aos padrões de qualidade recomendados pela Capes e por outros órgãos de fomento e avaliação científica. Os cortes de recursos que a ciência brasileira vem sofrendo e as constantes trocas nos comandos de instituições chave para a ciência e o ensino superior brasileiros ameaçam sua manutenção, sustentabilidade e desenvolvimento.

Pedimos que o Ministro da Educação reavalie a atuação nomeação e considere sua substituição por um nome que atenda aos padrões de qualidade definidos e cobrados pela própria Capes.

ABEC BRASIL

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Jornada LatinREV

Presidente da ABEC Brasil participa de webinar internacional de Gestão Editorial

Quinta-feira, 17 de junho de 2021, das 10h00 às 12h00 (fuso argentino), o presidente da ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil